João Pessoa, 20 de maio de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reconhecimento

APCA homenageia imprensa com a Comenda Acadêmico Mário Tourinho

Comentários: 0
publicado em 20/05/2024 às 09h57
atualizado em 20/05/2024 às 09h13

A Academia Paraibana de Ciência da Administração vai homenagear profissionais da imprensa paraibana com a entrega da Comenda Acadêmico Mário Tourinho. A entrega da honraria acontecerá em João Pessoa, no Dia Nacional da Imprensa, comemorado em 1º de junho.

Serão concedidas 15 Comendas a profissionais e empresas que incentivam e propagam o desenvolvimento do estado, boas práticas da administração e educação. A honraria homenageia o acadêmico Mário Tourinho, um dos fundadores da APCA, que faleceu em março de 2023. Ele era escritor, associado da Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) e colunista de portais de notícias.

Amante da leitura e dos textos, o executivo Mário Tourinho teve na sua trajetória de vida uma relação muito próxima com a imprensa. Suas opiniões eram marcantes em veículos. À frente da APCA ele instituiu uma homenagem ao Dia da Televisão, cujo objetivo era reconhecer os trabalhos das empresas que promoviam a reflexão de temas que contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural no estado.

“Organizamos o calendário de eventos de 2024 e a partir de deste ano a APCA premiará os jornalistas que atuam na Paraíba com a Comenda que leva o nome de Mário Tourinho. A criação dessa Comenda representa o papel desempenhado por Mário Tourinho na sociedade e seu relacionamento com a imprensa. Quisemos dar continuidade a esse projeto e será um prazer imenso levar adiante esse projeto de Mário e reconhecer o trabalho da imprensa”, explicou a presidente da APCA, Luciana Rabay.

O homenageado – Mário Tourinho era administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo. Ocupou por três mandatos o cargo de membro do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração e presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração, além de associado à Associação Paraibana de Imprensa. Durante sua gestão à frente da então Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa criou o Prêmio AETC-JP de Jornalismo, que além do reconhecimento, se tornou um momento de confraternização da imprensa paraibana.

A Academia – A Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) é uma sociedade civil de natureza científica e cultural, sem finalidade lucrativa, fundada em julho de 2011, com sede e foro na cidade de João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, cujo objetivo é o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e a difusão da Ciência da Administração.

MaisPB