João Pessoa, 09 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA CAPITAL

SES e Sudema realizam ações de combate à dengue

Comentários: 0
publicado em 09/02/2012 às 19h38

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), entre outros órgãos estaduais e municipais, participaram de uma ação conjunta de combate à dengue e à leptospirose no bairro do Rangel. A atividade, denominada "Comunidade Unida Contra Dengue e Leptospirose”, aconteceu nessa quarta (8) e quinta-feira (9).

Durante a ação foram realizados trabalhos de remoção de depósitos e de entulhos do entorno da Mata do Buraquinho, tanto do interior mata quanto nas áreas residenciais da região, no bairro do Rangel, com o objetivo de combater os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, além de diminuir o refúgio e alimentos para roedores que transmitem a leptospirose.

Nesses dois dias, a Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES disponibilizou tendas, técnicos e material educativo. Também foram usados carros do fumacê, numa ação de bloqueio contra o mosquito transmissor da dengue. "Fizemos um corpo a corpo com a população, orientando as pessoas sobre as formas de prevenção e combate a essas doenças”, explicou a gerente operacional de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Djanira Lucena de Araújo.

Os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Limpeza Urbana, (Emlur) entraram na Mata do Buraquinho para recolher o lixo e outros materiais e produtos que poluem o meio ambiente. Para esse trabalho, eles contaram com o apoio do pessoal do Batalhão Ambiental na questão da segurança, enquanto o pessoal do Jardim Botânico ficou de prontidão para auxiliar em caso de mordida de animal peçonhento.

Em paralelo à remoção do lixo, foram realizadas visitas em todas as residências do entorno da Mata do Buraquinho para orientações quanto ao descarte correto do lixo e o combate dos focos de mosquitos e de roedores. Por fim, o pessoal do Núcleo de Zoonoses do município de João Pessoa realizou vacinação anti-rábica em cães e gatos que ainda não foram imunizados.

Estiveram envolvidos nessa ação técnicos e educadores ambientais da Sudema, agentes da Emlur, agentes comunitários de saúde, agentes de saúde ambiental e técnicos da Secretaria de Saúde de João Pessoa, agentes e equipe de fumacê do Centro de Controle de Zoonoses, educadores ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), delegados do Orçamento Democrático do Município e equipes da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros.


Secom PB

Leia Também