João Pessoa, 12 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
osufpb

Orquestra Sinfônica da UFPB realiza Concerto de Cordas nesta sexta

Comentários: 0
publicado em 12/04/2024 às 08h50
atualizado em 12/04/2024 às 05h51
Foto: André Firmino/OSUFPB

Nesta sexta-feira (12), a Orquestra Sinfônica da UFPB se apresentará com um programa que contém obras dos compositores Mozart, Haydn e Respighi, além da presença do maestro Marcos Arakaki e o solista Rodrigo Eloy. O concerto ocorre às 20 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada na própria UFPB, na entrada do CCHLA.

AS ATRAÇÕES

As duas principais atrações do concerto são os convidados, com a presença do Maestro, professor e palestrante, Marcos Arakaki tem sua trajetória artística marcada por prêmios como o I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2001) e o I Prêmio Camargo Guarnieri (2009). Mestre em regência orquestral pela Universidade de Massachusetts e com bacharelado em violino pela Universidade Estadual Paulista, Marcos Arakaki tem regido regularmente as principais orquestras sinfônicas brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Colaborou com importantes artistas, como Pinchas Zukerman, Victor Julien-Laferrière, David Gérrier, entre muitos outros.

Arakaki tem contribuído de forma decisiva para a formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, concertos para juventude, bem como para a difusão da música de concertos através de turnês em mais de noventa cidades brasileiras. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Marcos Arakaki foi também o regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba por 4 temporadas (2013/2015 e 2020/2021). Atualmente é o maestro da Orquestra Parassinfônica de São Paulo e Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.

O solista Rodrigo Eloy iniciou seus estudos de violino em 1994, aos 3 anos de idade, com o professor Ademar Rocha. Em 2004 entrou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba. Nesta mesma instituição, em 2012, concluiu o curso de Bacharelado em Música, com habilitação em violino, sob orientação do mesmo professor.

Em 2016 recebeu o título de Mestre em Música e em 2024 o título de Doutor em Música, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Durante a sua carreira, já participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Já realizou diversos concertos no Brasil e no exterior. Vem atuando constantemente como solista a frente das principais orquestras da Paraíba – OSPB, OSJPB, OSUFPB e OSMJP. Rodrigo é membro do corpo efetivo da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, atuando como spalla. Também é membro do Quarteto de Cordas Eli-Eri e do Quinteto Uirapuru.

A OSUFPB

A Orquestra Sinfônica da UFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

MaisPB

Leia Também