João Pessoa, 10 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Theatro Santa Roza

Orquestra Sinfônica da UFPB abre temporada 2023 com concerto de Carnaval

Comentários: 0
publicado em 10/02/2023 às 14h09
Foto: André Firmino

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) abre sua temporada 2023 celebrando a maior festa popular do Brasil. O Concerto de Carnaval acontecerá nesta sexta-feira (10), no Theatro Santa Roza, às 19h30, com entrada gratuita ao público. O Concerto também contará com a participação da Banda Aquariana, do Coro de Câmara Villa-Lobos e de dançarinos do Coletivo Pé de Frevo. A regência é do maestro Carlos Anísio.

Garanta seu lugar

A direção da OSUFPB esclarece que o acesso ao concerto só será possível mediante à aquisição de senhas, que serão distribuídas na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Isso é para garantir que não haja superlotação no Theatro Santa Roza. O número de senhas distribuídas é o mesmo da quantidade de cadeiras disponíveis na casa. Então, é recomendável que se chegue a tempo para não deixar de viver esse momento carnavalesco de rara beleza.

Sabendo do potencial público para um momento musical de tamanha grandeza e representatividade para todo brasileiro, a direção da OSUFPB optou em fazer o concerto no Theatro Santa Roza, abrindo mão de seu tradicional espaço de apresentação, que é a Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. No Santa Roza, que tem maior capacidade de público, as pessoas viverão gratuitamente um belo momento de carnaval sob o encantamento de estar no teatro mais tradicional do estado. Com certeza, um somatório de belezas vividas sob o som do frevo.

Muita música e dança

Para a OSUFPB, o ano começa no carnaval, pois abre seus trabalhos da temporada em plena festa de Momo, mais uma vez mergulhando na cultura popular brasileira. E é claro que o frevo é predominante no repertório do concerto, fazendo com que a OSUFPB se junte à Banda Aquariana, que traz a pulsação da percussão e o vigor dos metais para traduzir o que há de melhor da música carnavalesca que encanta, sobretudo, o nordeste brasileiro. Mas o repertório não se resume à música instrumental, pois as canções que embalam os carnavais de sempre também serão cantadas pelo Coro de Câmara Villa-Lobos. O fato é que a união desses grupos musicais vai promover um irresistível momento para recepcionar o carnaval que já começa em João Pessoa com a sua festividade prévia.

Prevalecem no repertório criações de compositores paraibanos e pernambucanos, como Lourival Oliveira, Maestro Nunes, Alcides Leão, Nelson Ferreira, Capiba, além de compositores locais, como Fuba, por exemplo. Além, claro, dos belos arranjos assinados por Marcelo Vilor, Maestro Chiquito, Manoel Barros e o maestro Carlos Anísio, que rege o concerto e também assina uma das canções executadas no espetáculo.

E como o repertório é frevo, não tem como prescindir da dança. E pra exaltar essa expressão, o grupo Pé de Frevo vem trazendo os movimentos da dança que tão bem define o carnaval. Dançarinos, com os adereços típicos para cair no frevo, farão parte da cena que, com certeza, inspirará o público para acompanhar as energias vitais que o nosso carnaval traz a todo povo brasileiro.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Secretária Rosália Lucas destaca crescimento no turismo durante São João

TURISMO - 15/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas