João Pessoa, 12 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é Advogado tributarista, Auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), Professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Direito econômico, Doutor em direitos humanos e desenvolvimento e Escritor. Foi Prêmio estadual de educação fiscal ( 2019) e Prêmio Nacional de educação fiscal em 2016 e 2019. Tem várias publicações no Direito Tributário, com destaque para o seu Direito Tributário: Teoria e prática (Revista dos tribunais, já na 4 edição). Na Literatura publicou dois romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”. Publicou, igualmente, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias ( “Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas: “Nos tempos do capitão” …

O X dos capitalistas depravados

Comentários: 0
publicado em 12/04/2024 às 07h00
atualizado em 11/04/2024 às 18h08

 

Solução dos litígios segundo regras previamente definidas nos  moldes de um procedimento estabelecido pela constituição e demais leis de uma comunidade. Isso foi a estratégia da inteligência  evolutiva que a civilização criou como melhor razão para se viver em grupo, sob pena de uma vivência baseada no império da barbárie, cujo ápice se chama ditatura.

Porque cada um tem suas verdades e mentiras, quaisquer doutrinas essencialistas não podem avocar para si o império da verdade, pois carecem de referencial arquimediano para impor seus valores, a não ser pela força, a derrocada da razão, o declínio civilizatório.

A megalomania do dinheiro global quer se impor e mandar no mundo; a cegueira dessas doutrinas, sobretudo as religiosas, querem impor suas vontades, fabricam seus deuses às suas imagens e semelhanças e põem suas armas em conluio com o capital mais escroto, travestido, arrogante, sub-reptício.

Essa coceira arruaceira e baderneira que se estabelece no cérebro doentio dos ricaços globais, em sua ânsia para que o metal tenha liberdade absoluta, não é, nem foi, nem nunca será uma questão de princípio.

É, pelo contrário, a inescrupulosa lógica do capital, sua natureza anárquica, sua doentia vontade de poder, a atávica vocação para a escravização das liberdades, o fetiche esclarecido, o fascismo travestido, a necessidade de supressão das democracias, a estupidez humana em sua fase de concupiscência, cujo ápice do alarde é o cio da extrema direita e seu estado de putrefação mais avançado.

O conúbio desses fascistas globais com setores consideráveis da classe média que, por venalidade ou mau caráter se acha limpinha, com segmentos religiosos inescrupulosos ou ignorantes,  com a escória dos parlamentares da extrema direita, é realidade que impõe aos democratas em alentada preocupação.

Reforçar a institucionalização, avançar com ênfase e em viva efetividade na defesa da democracia, buscar a legitimação no procedimento, impor a soberania do país, ser firme, não hesitar com a extrema direita e reconhecer: o excesso de dinheiro nas mãos de poucos  megalomaníacos é um desserviço à humanidade.

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também