João Pessoa, 04 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
William de Mattia

Técnico do Treze culpa maratona de jogos por eliminação: ‘Sem tempo pra treinar’

Comentários: 0
publicado em 04/04/2024 às 11h24
atualizado em 04/04/2024 às 14h45
Foto: Divulgação/Treze

O técnico William de Mattia apontou nessa quarta-feira (3) que a maratona de jogos do Treze em 2024 dificultou a temporada trezeana. Apesar de assumir culpa na eliminação do Galo para o Sousa depois de empate sem gols em Campina Grande, o treinador destacou a sequência de 20 jogos em 79 dias, que dá aproximadamente uma média de um jogo a cada quatro dias.

+Fut: Análise das semifinais do Paraibano e prévias das finais entre Belo e Dino

Por conta do sucesso da temporada 2023, quando o Galo da Borborema voltou a ser campeão paraibano, o clube garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. As competições se juntaram com o Campeonato Paraibano e formaram a maratona de jogos do Treze. Na visão de William de Mattia, a sequência impediu uma quantidade maior de treinamentos.

“Quantos jogos o Flamengo, que é um time estruturado, tem esse ano? 14 jogos. Quantos jogos o Treze fez hoje? 20. Então, eu não tive praticamente tempo nenhum pra treinar os atletas considerados Grupo 1. A gente fez um trabalho encima de vídeo”, disse o treinador em coletiva logo após o fim da partida contra o Sousa.

Por conta dessa maratona, o planejamento do Treze ficou completamente focado na competição estadual, algo que o presidente Artur Bolinha ressaltou desde antes o primeiro duelo da temporada. Inclusive, no último confronto da Copa do Nordeste, a comissão trezeana nem sequer levou os titulares para enfrentarem o Vitória, em Salvador.

Meta alcançada

Apesar de não chegar na final, o Treze garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Claro, se não conseguir o acesso à Série C nesse mesmo campeonato, que começa a disputar ainda neste mês. A Paraíba tem direito a duas vagas na quarta divisão, as quais são direcionadas aos melhores posicionados no estadual, com exceção do Botafogo-PB, que já participa da Série C.

Uma das vagas de 2025 vai ao Sousa, que chegou à final da competição e a segunda, vai para o Treze, líder da primeira fase. Para William de Mattia, essa conquista de calendário não só é fundamental para os planos do clube a longo prazo, mas também cumpre uma meta estabelecida desde que ele pisou na Rainha da Borborema.

“Quando eu cheguei aqui em 2021, o principal foco, ou o mínimo, no caso, seria deixar o Treze com calendário para o centenário. E a gente conseguiu deixar esse mínimo pro torcedor. No ano do seu centenário, vai ter um calendário com um Brasileiro. E esse era um dos objetivos lá em 2021, quando eu fui contratado para a equipe do Treze”, disse.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Na PB, Camilo Santana detalha Pé-de-Meia: “Medida para o futuro”

"PÉ DE MEIA" - 03/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas