João Pessoa, 12 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DISPUTA ELEITORAL

Cinco pré-candidatos à PMCG voltarão a se enfrentar nas eleições de outubro

Comentários: 0
publicado em 12/02/2012 às 09h08

Cinco pré-candidatos a prefeito de Campina Grande voltarão a testar popularidade e credibilidade junto ao eleitorado nas próximas eleições municipais. O primeiro embate ocorreu em 2010 quando Romero Rodrigues (PSDB), Fernando Carvalho (PT do B), Guilherme Almeida (PSC), Daniela Ribeiro (PP) e Tatiana Medeiros (PMDB), disputaram vagas na Câmara Federal e Assembléia Legislativa.

Romero conseguiu um das 12 vagas da bancada federal, enquanto Guilherme e Daniela emplacaram o mandato estadual. Já Tatiana Medeiros (PMDB) e o vereador Fernando Carvalho (PT do B) não obtiveram votos suficientes para garantir um mandato.

Juntos, os cinco obtiveram quase 100 mil votos em Campina Grande, o que corresponde a quase 36% do eleitorado. Caso confirmem as candidaturas, um novo embate entre os cinco já tem data marcada. Porém, até 7 de outubro, a estratégia é tentar expandir os redutos, ampliar a votação nos bairros e distritos, e invadir espaços “dominados”, que foram determinantes para o sucesso nas urnas.

Bairros como Malvinas, Liberdade, Catolé e Cruzeiro foram dominados pelos cinco pré-candidatos. Nessas localidades, Romero obteve mais de 15 mil, dos mais de 47 mil recebidos no município.

“Na última eleição, recebi uma votação expressiva nas zonas urbana e rural de Campina Grande. Tenho um contato direto com a população, mais como cidadão do que como político. Essa proximidade faz a diferença. Para 2012 precisamos expandir as bases para chegar com a nossa proposta de desenvolvimento em todo município”, afirmou Romero Rodrigues.

Romero acredita que sua trajetória política fará a diferença no próximo pleito. “Se observar bem, estamos em uma curva ascendente de votação. Em 2004 tive mis de 8 mil votos para vereador, em 2006 mais de 23 mil, em 2010, 48 mil votos em Campina Grande. Estamos sempre tendo votações expressivas, demonstrando credibilidade. Isso nada mais é do que uma consequência do que estamos realizando”, declarou.

Votação expressiva – Apesar da votação expressiva de Romero Rodrigues em Campina Grande, onde ele saiu praticamente eleito para o mandato de deputado federal, em algumas localidades da cidade Rainha da Borborema, sua votação foi inexpressiva, a exemplo do Cinza, Ramadinha, Santa Terezinha e Marinho, onde apenas 305 eleitores optaram por seu nome.


Contando com o povo –
A deputada Daniela Ribeiro disse que sua estratégia para as próximas eleições é expandir a votação com independência, “contando com o povo”. “Estaremos apresentando um projeto longe das picuinhas dos dois grupos, um que administrou a cidade, e o outro que hoje toma conta de Campina Grande. Os dois ficam no empurra-empurra do pior e o menos ruim. Vamos ouvir a população para receber críticas e elogios”, disse Daniella.

A parlamentar revelou que irá continuar com o programa mandato popular, com reuniões freqüentes em bairros, distritos e zona rural, inserido em sua agenda ainda quando exercia o mandato de vereador. “Precisamos aumentar nossas bases, e chegar ainda mais próximo das pessoas das comunidades rurais. Tivemos uma boa votação em bairros como o Catolé, Alto Branco, José Pinheiro, Palmeira, Prata, Liberdade, locais em que conseguimos promover reuniões. Ou seja, a proximidade com as pessoas fez com que elas conhecessem o nosso projeto, e o compromisso com a cidade”, disse.

Para Daniela a eleição majoritária será a oportunidade de ir a todas as localidades mostrando um projeto de desenvolvimento. “Hoje a administração de Campina Grande não tem planejamento, se vive como um bombeiro, apagando um fogo, um problema a cada dia. As pessoas estão cansadas disso. Temos que pensar a cidade como um todo”, frisou.

Eleito com mais de 29 mil votos -O deputado estadual Guilherme Almeida foi eleito com 29.856 mil votos. Desse total, mais de 14 mil foram obtidos apenas em Campina Grande. Ele acredita que para o sucesso da candidatura a prefeito da Rainha da Borborema, a estratégia é ter bases fortes, aliado a apresentação de um plano de governo condizente com a expectativa da população e tempo suficiente na televisão para mostrar suas propostas e o trabalho já realizado em prol da cidade.

“Nas oportunidades que tive, consegui desenvolver um trabalho significativo pelo município, a exemplo de quando estive a frente da Secretaria de Obras de Campina Grande. Nessa oportunidade iniciamos o programa Vias Abertas com a pavimentação de ruas, interligando todos os bairros, além de assinar ordem de serviço do Plínio Lemos, resgatando aquela área da cidade, iniciamos ainda construção da Feira da Prata, um marco da gestão do prefeito Veneziano Vital do Rego, e outras obras que atestam o meu trabalho no executivo. Também como vereador tivemos ações que se destacam, e agora deputado estadual”, declarou, acrescentando que na campanha terá que mostrar todo o trabalho, e o tempo da televisão terá um grande peso.

“Por isso, que nesse momento as conversas com outros partidos, com vista a formação de uma coligação, está sendo tratada com todo cuidado. Nosso tempo na TV será imprescindível, assim como o corpo a corpo”, frisou. Para a candidatura a estadual, Almeida contou com o apoio do prefeito Veneziano Vital.

O deputado estadual destacou a votação expressiva que teve em localidades como o distrito de São José da Mata, Liberdade e Malvinas, mas ressaltou que terá que expandir suas bases para bairros como o Araxá, Jeremias, Santa Terezinha, Conceição. “Mas a eleição para prefeito é diferente, o eleitor vai escolher uma proposta para a cidade. Em 2012 um dos alicerces da nossa candidatura é a credibilidade do meu nome, com as conquistas obtidas através da atuação como secretário de obras e deputado”, declarou.

Sucessão – A secretária de Saúde Tatiana Medeiros é a pré-candidata do PMDB e tentará suceder o prefeito Veneziano Vital do Rego. Para ela, o trabalho desenvolvido pelo grupo nos últimos oito anos será decisivo. “Hoje as ações se espalham por todos os recantos do município, tanto na área de saúde, no social, na educação, na economia do município e em tantos outros setores que fazem de Campina Grande hoje, uma das cidades que mais crescem no país”, declarou.

Tatiana não considera a eleição de 2010 como teste para sua popularidade e credibilidade junto ao eleitorado campinense. “A minha candidatura em 2010 foi sem pretensões, ela não pode ser comparada com a dos outros pré-candidatos, pois não sou política carreirista, não venho de oligarquias, não tive meu nome trabalhado e o que recebi de votação, foi de pessoas que conheciam e acreditaram no trabalho que desenvolvi como médica, e depois como coordenadora do Samu. Obtive mais de sete mil votos sem nenhuma estrutura”, declarou.

A peemedebista informou que a estratégia para ter uma votação suficiente para chegar a emplacar o mandato de prefeito, é a continuidade do trabalho. “Trabalhar por toda população, assim como estamos trabalhando, com o compromisso e responsabilidade. Esse grupo está fazendo o diferencial por Campina Grande”, disse.

Expandir votação –O vereador Fernando Carvalho aposta nas alianças políticas para expandir a sua votação em Campina Grande e no diálogo com a população. “Desde o início de dezembro tenho percorrido os bairros e distritos do município e mantido conversas com os membros de cada comunidade, para conhecer a carência dos bairros e ouvir a reivindicação da população. É dessa forma que pretendo expandir a minha votação conhecendo e mostrando o que tenho por fazer pela população campinense”, ressaltou.

Correio