João Pessoa, 13 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RECONHECIMENTO

Romero Rodrigues recebe o título de cidadania de Puxinanã

Comentários: 0
publicado em 13/02/2012 às 11h46

O deputado federal Romero Rodrigues recebeu o Título de Cidadania do Município de Puxinanã, cidade localizada nas proximidades de Campina Grande. A propositura foi apresentada pela vereadora Rosimere Jesuíno dos Santos, conhecida por Merinha. O ato foi bastante prestigiado por vereadores, o ex-prefeito Orlando Dantas de Miranda, deputado Manoel Ludgério e outras personalidades que lotaram o Plenário “João Gomes de Souza”.

Romero agradeceu a honraria e garantiu que irá continuar defendendo os interesses da população de Puxinanã, e que se sente honrado em ser contemplado com a Cidadania, salientando que aumenta consideravelmente a sua responsabilidade, agora que é filho honorário desse Município.

A autora da propositora disse que propunha a concessão do Título de Cidadania ao deputado federal Romero Rodrigues em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado da Paraíba, e, em especial ao seu Município.

“Faço questão de enfatizar que Romero, enquanto secretário de Estado, na Secretaria de Interiorização e depois na Casa Civil, junto ao então governador Cássio Cunha Lima, pleiteou benefícios para toda a Paraíba, e particularmente para a região. O deputado tem sido um verdadeiro advogado no carreamento de programas de geração de benefícios para toda a sociedade, justificando-se plenamente a concessão desta honraria”, assinalou Merinha.

Rodrigues “em sua vida sua vida pública sempre tem lutado em prol de benefícios para todo o Estado da Paraíba, incluindo e priorizando os municípios, localidades pelos quais tem grande afeto e respeito, buscando benefícios para a sociedade, a fim de atender aos pleitos em prol da população. É um benfeitor, justificando-se plenamente esta homenagem de nosso Município”.

Ele é graduado em Agronomia, com pós-graduação em Irrigação. Como engenheiro agrônomo atuou na Secretaria de Agricultura do Município de Campina Grande, tendo desenvolvido o Programa de Zoneamento Agro-Ecológico, e o Plano de Águas e Solo, e no Programa “Caminho das Águas”. Iniciou a carreira política-partidária em meados dos anos noventa. Candidatou-se e elegeu-se vereador em 1992 pela primeira vez, pelo PSDB, sendo sucessivamente reeleito.

Historiou que foi eleito “Vereador do Ano” em diversas oportunidades pela Imprensa da Paraíba e Presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, por três vezes, por unanimidade. Assumiu a Prefeitura Municipal de Campina Grande, em diversas oportunidades, como presidente do Poder Legislativo campinense. Depois assumiu cadeia na Assembleia Legislativa da Paraíba e agora é deputado federal.

Em sua vida pública como parlamentar apresentou uma iniciativa que contribuiu decisivamente para a ampliação do ensino profissionalizante no Brasil. A partir de sua luta como vereador na Câmara campinense, iniciou-se o movimento para a construção do CEFET (do Centro Federal de Educação Tecnológica) em Campina Grande. Até então, estava proibida a construção de novas escolas profissionalizantes no Brasil. A sua ação foi das mais valiosas, abrindo caminho para que vários Estados e Municípios fossem contemplados com unidades profissionalizantes.

Romero é um dos incentivadores da luta pela transposição do Rio São Francisco, encabeçando movimento pela coleta de assinatura em prol da concretização da obra. Foi autor do Projeto que cria a Fundação de Cultura; do Programa e Fundo de Incentivo à Cultura “Luiz Gonzaga”; do Conselho do Patrimônio Público; do Centro Permanente de Turismo; do Centro de Tradições Nordestinas. Apresentou Projetos para a instituição do Memorial da Imprensa, da Imagem e do Som; a implantação do Conselho do Patrimônio Cultural; do Centro de Tradições Nordestinas; do Museu do Teatro, da criação do Procon, sempre defendendo o fortalecimento das áreas da segurança pública, educação de qualidade, a geração de emprego e renda.

Buscou benefícios para a melhoria da vida do homem do campo sempre foram buscados por ele. A questão do abastecimento de água para o Nordeste sempre foi uma das bandeiras desfraldas, lutando pela construção de adutoras, açudes, poços artesianos e amazonas, dessanilizadores, para garantir água de boa qualidade ao homem do campo. Tem sido sua preocupação a distribuição de sementes para a agricultura, visando beneficiar e fixar o homem ao campo, propiciando práticas ambientalmente corretas e produtivas. Também luta pela eletrificação rural, sempre contemplando o homem do campo.

Concluindo assinalou que Romero luta por propostas como geração de alternativas de renda; revigorar a economia rural; fortalecer a agricultura familiar; gerar empregos diretos e indiretos; contribuir para a estabilidade do homem no campo; contribuir para a preservação dos valores culturais; buscar o resgate da auto-estima do homem rural; além de proporcionar novas atividades nas propriedades agropecuárias voltadas ao turismo receptivo, entre outras atividades de interesse público.

Assessoria 

Leia Também