João Pessoa, 19 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
sertão

Deputada Leonice Lopes faz encontro para discutir melhorias no Vale do Piancó

Comentários: 0
publicado em 19/03/2024 às 08h39
atualizado em 19/03/2024 às 05h40

Em um encontro realizado na sede da AMVAP, em Itaporanga, no último sábado, 16 de março de 2024, a deputada estadual Leonice Lopes (Republicanos-PB) liderou uma reunião com representantes dos municípios de Boa Ventura, Emas e Itaporanga. A reunião, que contou com a presença de 28 representantes de diversas áreas, teve como principal objetivo discutir reivindicações e propostas de melhorias para o Vale do Piancó, abrangendo uma vasta área de interesse que inclui Educação, Agronomia, Cultura e Arte, Saúde, Assistência Social, Empreendedorismo, Esporte e Infraestrutura.

A deputada Leonice Lopes destacou a importância do diálogo direto com a comunidade para a construção de políticas públicas eficazes. “Escutar cada uma das pessoas aqui presentes nos proporciona uma visão ampla das necessidades específicas de cada município, permitindo-nos elaborar e lutar por ações que realmente façam a diferença na vida de nossos cidadãos”, afirmou a deputada.

Durante o encontro, foram levantadas diversas reivindicações pelos representantes municipais, que viram na iniciativa da Deputada uma oportunidade de trazer à tona as principais demandas de suas localidades. A deputada se comprometeu a dar voz a essas reivindicações, enfatizando a importância de cada área discutida para o desenvolvimento integral do Vale do Piancó. “É essencial que trabalhemos juntos, em todas as frentes, para garantir não apenas o crescimento econômico, mas também o desenvolvimento social e cultural de nossa região”, destacou Lopes.

Propostas para desenvolver o Vale do Piancó

Um dos pontos de reivindicação inclui a luta pela implantação de uma Universidade Estadual ou Federal na região, com destaque para cursos de graduação em Agronomia e Música, valorizando a rica tradição musical do Vale e homenageando figuras ilustres como o Doutor Radegundes Feitosa Nunes. Além disso, propõe-se a instalação de um curso técnico de música na Escola Técnica Estadual já existente, reconhecendo e fomentando o talento musical local.

Outra demanda relevante é o fortalecimento das escolas em zonas rurais, com incentivos específicos para a população local e a introdução de programas educacionais voltados à agricultura e à cultura local, incluindo um dia de campo ao mês no calendário escolar. Essas medidas visam não apenas à valorização da identidade regional, mas também ao combate a problemas sociais como as drogas e a prostituição.

Na esfera da saúde e segurança, destacam-se propostas para a implantação de um Centro de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Distrital de Itaporanga, a criação de um Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, e a implantação de serviços essenciais como IML e uma Delegacia da Mulher, além da Patrulha Maria da Penha.

Para fortalecer o setor agrícola, sugerem-se a ampliação do quadro de profissionais da EMPAER e a reativação do Sítio Viludo, visando oferecer apoio técnico aos agricultores e incentivar a produção de alimentos de qualidade. Além disso, a restauração e revitalização de patrimônios culturais, como o Cristo Redentor de Itaporanga, e a construção de espaços dedicados à cultura e ao lazer, como um Centro de Tradição Cultural e espaços culturais para feiras e artesanato, são propostas para promover o turismo e o orgulho regional.

Essas propostas representam um chamado à ação para todos os níveis de governo e para a sociedade civil, visando transformar o Vale do Piancó em um exemplo de desenvolvimento sustentável, com ênfase na educação, saúde, cultura e agricultura. A realização desses projetos poderá significar um avanço significativo para a qualidade de vida dos moradores, além de um resgate e fortalecimento das ricas tradições culturais da região.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas