João Pessoa, 16 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Marcos Pires é advogado, contador de causos e criador do Bloco Baratona. E-mail: [email protected]

A insegurança do nosso futuro

Comentários: 0
publicado em 16/03/2024 às 07h00
atualizado em 15/03/2024 às 16h15

Escrevo no início da semana e até agora os dois fugitivos da penitenciaria dita de segurança máxima de Mossoró ainda não foram recapturados. Mesmo que já tenham sido localizados e presos quando vocês estiverem lendo o artigo, nada poderá apagar o fato da dupla estar há um mês dando pitus em seiscentos homens armados até os dentes e portando a mais moderna tecnologia disponível no mercado.

As teses da fuga são muitas. Quem entende do riscado diz que o mais provável é que eles tenham fugido pelo mar; afinal a cidade litorânea de Tibau fica a poucos quilômetros da penitenciária e seria facílimo retira-los do local com um barco, enquanto moradores da região previamente remunerados para mentir estariam plantando pistas falsas e uma narrativa leguelhé para confundir a polícia.

Não vou por aí. Minha fuga é outra. Fujo de tentar pensar que existem dois tipos de atenção aos presos mais perigosos do país. Se essa fuga foi realmente planejada pelo comando criminoso por que é que esses dois quase pés rapados do crime foram os beneficiários ao invés dos tops Marcola, Fernandinho Beira Mar e companhia? A menos que seja um ensaio para fugas maiores não sinto firmeza na tese.

Fujo também de imaginar o enorme perigo que ronda o Brasil se o Haiti for aqui (Alô Gil, aquele abraço) um dia. Lá os bandidos invadiram uma penitenciária e libertaram 4 mil presos de uma tacada só.

Mas fujo principalmente de acreditar que num momento não muito distante as principais facções criminosas do país, entre elas PCC e CV, venham a se unir para tocar o terror em nosso meio.

É voz corrente, no que eu não quero acreditar, que desde muito tempo as quadrilhas preparam jovens para que ingressem nas nossas principais instituições através de concursos públicos. Aí sim, seria o caos.

Enquanto isso os nossos políticos mais preocupados com seus bolsos do que com o país, insuflam um ódio crescente entre as bandas ideológicas para garantirem sua sobrevivência em sucessivos mandatos.

E o povo? Uma Ministra brasileira já chegou a dizer que o povo é apenas um detalhe. Um ex-Presidente brasileiro disse que um povo que não sabe nem escovar os dentes não está preparado para votar.

É por isso que não gosto de pensar em coisas sérias. De volta ao dolce far niente, marcopire!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas