João Pessoa, 20 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ATÉ DIA 29

Aesa inscreve para o Comitê das Bacias do Litoral Norte

Comentários: 0
publicado em 20/02/2012 às 14h41

As inscrições para o processo eleitoral do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) estão abertas até o dia 29 deste mês na Agência das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Os membros eleitos serão responsáveis, entre outras coisas, pela fiscalização e gerenciamento das águas das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri, que abrangem 51 cidades.

Também no dia 29 acontecerá o último encontro regional de mobilização social do comitê, no auditório do Centro Pastoral do município de Esperança. O evento vai reunir usuários de água (pessoas físicas ou jurídicas que consomem acima de 2 mil litros por hora de água bruta), sociedade civil organizada e representantes dos poderes públicos, com objetivo de esclarecer as atribuições do CBH-LN.

De acordo com o vice-presidente do CBH-LN, Carlos Henrique, a eleição está prevista para o dia 30 de março e o mandato será de dois anos. "Estamos buscando pessoas responsáveis, que possam mostrar a importância do nosso comitê para a sociedade e ampliar nossas discussões com os órgãos públicos”, informou.

O representante da Fundação Nacional do Índio na Paraíba (Funai), Nemésio Moreira de Oliveira, deve ser um dos candidatos a membro do comitê. "Estamos preocupados em proteger nosso bem maior: a água. Não apenas nas comunidades indígenas, mas em todo o Estado”, comentou, durante o encontro regional realizado esta semana na cidade de Mamanguape.

Os eventos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Aesa, que já realizou encontros regionais nas cidades de Mamanguape, Alagoa Grande e Guarabira. "Estamos orientando a população sobre o processo da gestão participativa e democrática das águas, sobretudo os usuários e sociedade civil que têm atuação diretamente relacionada às questões ambientais ou específicas de recursos hídricos no âmbito desta bacia”, explicou o diretor de gestão da Aesa, Chico Lopes.

A região do CBH-LN engloba os seguintes municípios: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Araçagi, Arara, Areia, Areial, Baía da Traição, Bananeiras, Borborema, Belém, Capim, Casserengue, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Duas Estradas, Esperança, Guarabira, Itapororoca, Jacaraú, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Mulungu, Mataraca, Pedro Régis, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Puxinanã, Remígio, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serraria, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Solânea, Santa Rita e Sapé.

Inscrições – os registros podem ser feitos na sede da Aesa, localizada na Av. Epitácio Pessoa, número 1457, 2º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3211 6453 e 3211 6458.

Secom-PB

Leia Também