João Pessoa, 23 de fevereiro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM JOÃO PESSOA

Câmara realizará audiência para debater violência

Comentários: 0
publicado em 23/02/2012 às 08h07

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará audiência pública, no dia 1º de março, para discutir a Segurança Pública na Capital paraibana com a participação dos vereadores, representantes da Segurança Pública, Comando da Polícia Militar, Ministério Público, lideranças comunitárias e de associações de bairro. O autor do requerimento é vereador Valdir (Dinho) Dowsley (PR).

Ele também propôs, junto à Mesa diretora da Casa, a formação de uma Frente Parlamentar para discutir o tema da segurança pública no município. A proposta foi motivada pelo seqüestro seguido de assassinato de um funcionário da Prefeitura, ocorrido na última quarta-feira na Capital, que chocou a opinião pública.
A frente será responsável pela realização de uma sessão especial, ainda sem data definida, para discutir o tema junto com a população. De acordo com o vereador serão convocados para o debate a Guarda Municipal, a polícia militar e federal, e todos os órgãos diretamente envolvidos com a segurança pública em João Pessoa.

Para o vereador Dinho, uma das principais ações que deve ser tomada para frear o número de crimes cometidos no município, seria aumentar a presença de policiamento nas ruas. “Eu propus a frente parlamentar para discutir a segurança no município de João Pessoa, pois o crime aconteceu com Bruno, o servidor da Prefeitura, mas amanhã pode ser com outro, inclusive com o filho da gente. O que está faltando policia na rua e isso deve ser intensificado. Se tivesse blitz, por exemplo, possivelmente não teriam levado o rapaz para longe da cidade e o assassinado”, disse.

Dinho defende que algumas operações da polícia realizadas em governos anteriores deveriam ser resgatadas pela atual administração, a respeito Operação da Manzuá, feita pela polícia rodoviária federal e militar. “Sem querer comparar, mas eu via Harrison Targino (ex-secretário de segurança do Estado) indo para ruas, atuando. A polícia precisa de ação, estar nas ruas. Precisa ter blitz e outras ações, pois a população de João Pessoa está preocupada. Nós estamos sitiados. João Pessoa só esta perdendo para Pernambuco e Maceió. Temos o terceiro índice de violência do Brasil. Precisamos acabar com isso”, ressaltou.

A sociedade também precisa estar envolvida no enfrentamento da violência. Segundo o parlamentar, os cidadãos precisam cobrar das autoridades ações mais enérgicas para coibir os atos criminosos. Ele afirmou ainda o Governo deverá investir não apenas com o aumento de policiamento nos bairros da Capital, mas trabalhar de forma conjunto com outras áreas sociais como educação, geração de emprego e renda, além de atuação nas comunidades.

Zezinho: rondas em vários bairros
O vice-presidente da Câmara da Capital, Zezinho do Botafogo (PSB), apesar de considerar positiva a proposta do colega Dinho, negou que não houvesse a presença de policiamento nas ruas da cidade.
Segundo ele, a discussão é de extrema importância, pois a violência estaria crescendo bastante no País, sobretudo na região Nordeste. Zezinho garantiu que o Governo do Estado está intensificando as rondas policiais em vários bairros de João Pessoa.

“Todas as propostas que venham trazer benefício para a população é legal. A gente sabe que esse tema da segurança é bastante preocupante não apenas no Estado, mas em nível de Brasil. Agora, como o Nordeste avançou muito, o pessoal do Sul migrou para cá e a gente sente que a cada dia essa situação acaba ficando mais preocupante. Então, quem sabe com essa frente a gente não possa dar uma grande contribuição. Porém, eu quero dizer que há policias nas ruas.

Ontem mesmo eu passei por duas mobilizações da polícia de João Pessoa nos bairros. Mas isso é uma trabalho educativo muito sério e vamos trabalhar nesse sentido”, garantiu o socialista.
 

Correio da Paraíba

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas