João Pessoa, 16 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
futebol paraibano

Treze condena CBF por arbitragem no Nordestão: ‘desprezo escancarado’

Comentários: 0
publicado em 16/02/2024 às 15h45
atualizado em 16/02/2024 às 12h48
Foto: Daniel Vieira/Treze FC

O Treze Futebol Clube publicou nesta sexta-feira (16) uma nota de repúdio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) depois do confronto contra o CRB-AL na noite de quinta-feira (15). A reclamação do Galo é sobre os erros de arbitragem que, na avaliação do time de Campina Grande, custaram resultados e pontos importante na Copa do Nordeste 2024.

+Fut: Botafogo-PB com sequência de vitórias e oitavas de final da Liga dos Campeões

A nota oficial foi motivada principalmente após o empate por 1 a 1 com o CRB, na noite passada. O Galo abriu o placar, mas logo depois sofreu o gol de empate. Na reta final da partida, uma dividida entre Edmundo e o goleiro alagoano dentro da área repercutiu entre torcedores. O pênalti poderia dar a vitória ao clube.

Na rodada anterior, quando o Treze viajou a Pernambuco para enfrentar o Sport Recife, a torcida também ficou na bronca com a arbitragem após o defensor do Leão atingir o atleta trezeano na grande área. Na ocasião, o Galo havia saído na frente no placar, mas rapidamente sofreu a virada e, nos acréscimos, tomou o terceiro gol.

Por essas razões, o Treze publicou a nota oficial para repudiar a atuação da arbitragem nesses jogos. No documento, o clube ressalta a diferença do seu poderio econômico, social e futebolístico com Sport e CRB, clubes da Série B do Campeonato Brasileiro, pedindo que as entidades “cuidem para que esta esperança seja real, respeitada, e que sobretudo seja justa”.

“A mensagem que a CBF passa com esta sequência desastrosa é repugnante: é um recado muito claro de que, não importa o esforço de recuperação que está sendo feito no clube, não importa o quanto a sua torcida se engaje, vá ao estádio, apoie o time e prestigie o espetáculo, a esperança de que este esforço seja respeitado, honrado e refletido no resultado esportivo não é real, não é séria e nem é honesta, porque a entidade tem seus preferidos, seus protegidos e seus apadrinhados – normalmente os que já tem mais recursos – em detrimento dos mais modestos”, disse em nota.

“A CBF assim falha miseravelmente no seu papel de garantir a idoneidade da esperança que move o futebol. Não espanta que esta omissão, este favorecimento e esta falta tanto de competência quanto de visão por parte da entidade tenham desfigurado completamente nos últimos tempos várias categorias da seleção nacional mais forte, talentosa e vitoriosa da história deste esporte, levando praticamente todas elas a vexames e fracassos retumbantes, uma crise pela qual tem sido corretamente responsabilizada e que precisa enfrentar”, completou.

Próximos jogos do Treze

A próxima partida pela competição regional será no dia 28 de fevereiro, em Natal, contra o América-RN. Mas antes, o clube tem confrontos pelo Paraibano, contra São Paulo Crystal, neste domingo (18), e Sousa, no outro domingo (25). Além disso, tem confronto pela Copa do Brasil, contra o ABC-RN, no Amigão, dia 21.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também