João Pessoa, 13 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Os excluidos do café

Comentários: 0
publicado em 13/02/2024 às 07h00
atualizado em 12/02/2024 às 18h51

Ao contrário do que se possa pensar, imaginar, um jeito de disfarçar ou se meter nas opiniões outras nos moldes que se assemelhem a (e pareçam) coisas confusas, a religião de cada um deve ser respeitada. São muitas, né? Minha mãe dizia – “meu filho, se você chegar num ambiente cheio de Testemunhas de Jeová, vire um deles na hora”. Mãe, eu sou integrante de la Compañía de Jesús, desde 1540.

As moças da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias retornaram a nossa casa. Acho que somos os únicos moradores da Capitão Paulino Pinto, que deixamos elas entrar e sentar à mesa da varanda.

Voltava da caminhada, às 17h45, quando me chamam para conversar com elas – quem me chamou? Vitor e Dona Francis.  Ah, vocês estão de volta? “Não, aquelas eram outras”, disse a do Equador.

Desde os saborosos tempos remotos, a gente sempre oferece um café, um pedaço de bolo ou um copo d´água. Surpresa: elas não podem tomar café. Como assim, é tão bom tomar um café? Não, elas não podem tomar café.

A visita das jovens não alterou o cheiro do café, apenas acoplou a cada um o desejo de tomar o que quer, apesar de que a gente sempre marca um café na rua, mas o café é a desculpa. Do ponto de vista formal ou legal, não existe o café, só o desejo.

Nada acontecia naquela tarde senão a chancela para que nós fossemos conhecer Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Do antepasto longínquo disparei: mas por que vocês não podem tomar café? A americana de Minnesota disse que a cafeína é proibida por Deus. Imagina o cigarro, o corticoide, o botox, a carne de porco, o feminicídio etc

Domingo passado fui conhecer o lugar, na avenida Julia Freire – passei horas procurando a dupla, que são muitas, até que acenei. Veio falar comigo um rapaz e eu perguntei onde podia tomar em cafezinho, lá na igreja? “Não tomamos café”, disse ele.

Fui pesquisar – Desde 1833, que  Senhor disse ao pastor Joseph Smith,  para evitar “bebidas quentes”. Smith e outros líderes da Igreja interpretaram que o café e certos tipos de chá, não  deveriam ser consumidos. E priu.

Deve ser por isso que os ateus adoram um cafezinho.

Kapetadas

1 – Tô tentando tomar café sem açúcar. Pra quem tem que digerir pessoas amargas, cafezinho é moleza.

2 – Todos atentos, porque segundo Baby do Brasil, nós entramos em apocalipse.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também