João Pessoa, 07 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
clima

Por que João Pessoa está tão quente? Meteorologia explica fenômeno

Comentários: 0
publicado em 07/02/2024 às 19h05
atualizado em 08/02/2024 às 05h17

O início de 2024 foi marcado pelo registro de temperaturas acima da média por toda extensão do território paraibano. O forte calor foi registrado do litoral ao Curimataú da Paraíba. O Portal MaisPB conversou com a Meteorologista da AESA (Agência Executiva das Águas), Marle Bandeira, sobre o motivo por trás dessas temperaturas elevadas. “O hemisfério sul está na estação do verão. O verão traz essas temperaturas mais altas, porém, também temos a influência do fenômeno “El Niño”, declarou.

Marle explicou que o “El Niño” atua desde junho de 2023. O fenômeno é conhecido como o aquecimento das águas superficiais do oceano pacífico. Essa anomalia de temperatura contribui para uma área de subsidência, que é uma área de redução de nebulosidade nessa faixa do nordeste e na região norte. “Desde junho estamos sob essa influência trazendo temperaturas mais elevadas. Tivemos um inverno com temperaturas acima da média, junto da primavera e agora o verão também com a temperatura acima da média associadas ao fenômeno El Nino”, afirmou.

No sertão, Cariri e, principalmente, na região do Curimataú, o período mais chuvoso é de fevereiro a maio. Essa variação ocorre devido a alta concentração de umidade no ar e as altas temperaturas ocasionadas pelo verão. A meteorologista também previu chuvas em torno da média, mas com irregularidade acentuada em toda Paraíba para o próximo trimestre.

João Pedro Gomes – MaisPB

Leia Também