João Pessoa, 06 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

No mundo da lua

Comentários: 0
publicado em 06/01/2024 às 07h00
atualizado em 06/01/2024 às 06h57

O impossível volta a ser impossível? Não, é possivel que o impossível não exista. Até hoje, meio mundo de gente diz que o homem não foi a Lua. Em meio a surtos, a lógica dos pés no chão, dizem que sim, o homem pisou à lua. Ora, que conversa besta.

O ano passado, a Índia pousou um robô na Lua e a NASA deu uma rasteira trazendo amostras de um asteroide à Terra. Do alto, nunca se diz Terra à vista.

Quanto mais se espalha que o homem não pisou na lua, Eça ou esses, têm uma aparência lunática. Claro que o lunático já foi a lua. Não, tira Eça da viagem.

Eu li que além disso, (disso o quê?) cometas verdes e eclipses solares ocultos encantaram observadores atentos, até que SpaceX lançou foguetes, e Japão, Europas, França e Bahia, colocaram telescópios em órbita. É muito delírio, mas é verdade. Eu juro!

2024 promete. Vai rolar uma emocionante exploração espacial, com diversas missões. A maior expectativa está no ProjetoK que vai continuar filmando casas abandonadas via satélite. Ops, brincadeira tem hora.

O projeto Artemis  da NASA, com a missão Artemis II agendada para novembro, levará astronautas ao redor da Lua, marcando o retorno de  humano à vizinhança lunar. Eita! Não seria o Retorno de Jedi, pegando o imperador no flagra supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte, enquanto Luke Skywalker liberta Hans Solo e a Princesa Leia das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias?  Quero ver quem vai dizer que é mentira. Aliás, a gente não mente, a gente aumenta. É assim mesmo, saudoso Contardo Calligaris?

Tal missão me parece ser crucial para o ambicioso Artemis III, que visa pousar americanos na Lua nos próximos anos, desenhando um novo capítulo na exploração espacial. Deve ser uma loucura pousar na luz e não encontrar São Jorge, a quem tanto peço seu dragão emprestado.

E não é só a NASA que está de olho na botique satélite natural: neste ano, a SLIM, Astrobotic e a Intuitive Machines tentarão pousar por lá e todos serão felizes para sempre.

A China que não é besta, está planejando sua quarta missão lunar, Chang’e-6. Ou seja, a lua nasceu para todos,  já o sol está torrando nossa paciência. Somos chineses?

A supremacia dos foguetes da SpaceX. Vulcan, Ariane 6, H3 e New Glenn surgem como concorrentes, enquanto os veículos Dream Chaser e Starliner podem contribuir para a atividade na Estação Espacial Internacional. Poxa, “altamente” delirante. Lembram de altamente?

Céus! Teremos também um aumento nas missões evangélicas, católicas, umbandistas espaciais privadas e uma variedade de propostas inovadoras e, até mesmo um self sercice na Lua Meu, imagina comer um escalopinho de filé à moda de Neil Armstrong  no espaço sideral da canção do Caetano Veloso Não falta acontecer mais nada.

Esqueçam os Anéis de Saturno que a viagem agora será  à Lua de Júpiter e a missão Hera, que não é a patroa de Zeus, vai estar por lá espiando do Olympio, que fica acima do planeta Marte, aliás, mártir é o marido de Marta

Sei lá, eu gosto mesmo é das Luas, Luanas e da angolana Luanda.

Kapetadas

1 – O homem era o único animal que ria. Hoje, rincha.

2 – Instaurar uma CPI para investigar um padre só pode ser conto do vigário. É verdade, o noticiário esqueceu padre Egidio.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também