João Pessoa, 15 de março de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Ministério Público do Trabalho (MPT) cancelou nesta quinta-feira (15) a pré-seleção dos trabalhadores para a construção da fábrica da Fiat, realizada pelo Sistema Nacional de Empregos da Paraíba(Sine-PB), no último sábado, na cidade de Caaporã. O MPT entendeu que não houve tempo suficiente para divulgar a decisão que revogou, na noite anterior ao cadastramento na cidade de Caaporã, a necessidade de apresentação do comprovante de residência para a realização do cadastro. Umnovo cadastramento será realizado no dia 24.
A decisão foi tomada após audiências entre o procurador do Trabalho, Paulo Germano, e o coordenador do Sine-PB, João Carlos Biazon, realizada na última terça-feira, e com a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra Cavalcanti, ontem. O cadastramento tem como objetivo pré-selecionar 1.200 trabalhadores que terão seus dados enviados para a montadora, que irá selecionar cerca de 800 paraibanos para trabalhar na construção de sua nova unidade na cidade de Goiana, em Pernambuco.
Seleção era excludente – O procurador declarou que garantir que apenas os moradores das cidades de Pedras de Fogo, Caaporã, Alhandra e Pitimbu participassem da pré-seleção é excludente e inconstitucional. Ele explicou também que não houve a necessidade de revogar o cadastro efetuado na cidade de Pedras de fogo.
“A seleção dos trabalhadores nessa cidade ocorreu anteriormente à nossa decisão e, como as cidades são próximas, aqueles que não puderam ir à Pedras de Fogo, ainda poderão procurar as demais, que são relativamente próximas”, diz o procurador.
Correio da Paraíba
CRISE NO PSB - 19/09/2025