João Pessoa, 14 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Monja Gen Kelsang Mudita chega a João Pessoa, nesta quinta-feira para palestras e cursos

Comentários: 0
publicado em 14/06/2023 ás 08h59
atualizado em 14/06/2023 ás 15h42

Kubitschek Pinheiro

João Pessoa vai receber nesta quinta-feira (15) a monja Gen Kelsang Mudita, para proferir palestras e cursos. Ela é diretora Espiritual Nacional da Nova Tradição Kadampa e professora residente no Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi em São Paulo.

Os trabalhos começam nesta quinta-feira, das 19h às 20h15 no auditório do Sesc Cabo Branco, localizado na avenida Cabo Branco, 2788. O tema será “Mude sua mente, mude seu mundo”. Sinopse: Frequentemente dizemos “minha mente, minha mente”, mas se alguém nos perguntasse “o que é a sua mente?” não teríamos uma resposta correta. A razão para isso é que não temos uma compreensão correta sobre a natureza e a função da mente. Nesta palestra, Gen Mudita explicará o que Buda nos ensina sobre o que é a nossa mente.

Leiam aqui toda programação

Dia 17 de Junho: Espaço Holístico Shanti Mandala Edifício Delta Center

Rua Empresário João Rodrigues Alves,S/N – SALA 1007 Torre – B 10º Andar

Bairro Bancários – João Pessoa. Das 9h00 à 12h30 Vivência em meditação kadampa.

Das 16h00 à 17h30

Aula – As Quatro Nobres Verdades, Dia 18 de Junho: Espaço Holístico Shanti Mandala Edifício Delta Center Rua Empresário João Rodrigues Alves,S/N – SALA 1007 Torre – B 10º Andar Bairro Bancários – João Pessoa, Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi,

Rua Artur de Azevedo, 1360 – Pinheiros – São Paulo – SP – Cep: 05404-003. Das 9h00 às 12h30 Vivência em meditação kadampa.

Das 16h00 à 17h30

Aula – A morte sob a ótica budista Sinopses Vivência em meditação kadampa: Este curso tem o propósito de propiciar uma experiência de meditação para aqueles que não estão familiarizados com meditação, mas tem o desejo de começar.

Com dois módulos de 1 hora e meia cada módulo e um coffee break de 30 minutos, serão apresentados os benefícios da meditação, o que é meditação e técnicas de meditação. Haverá bastante tempo para perguntas e muitas “mini” meditações.

Haverá duas oportunidades para você participar, sábado dia 17/06 com das 9h00 às 12h30 ou domingo dia 18/06 das 9h00 às 12h30.

Há mais de 15 anos Gen Maudita é discípula de Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche e dedica sua vida para o florescimento do Dharma Kadam.

Gen Mudita é praticante budista há aproximadamente 20 anos, professora residente do Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi em São Paulo e Diretora Espiritual Nacional da Nova Tradição Kadampa. Ela dedica sua vida para o florescimento do Dharma Kadam no Brasil.

O MaisPB conversou com a monja Gen Kelsang Mudita e traz em detalhes varias informações sobre os temas das palestras

MaisPB – A senhora vem a João Pessoa proferir palestras e cursos. Poderia falar sobre esse momento em que terá contato com pessoas que admiram os ensinamentos de Buda?

Gen MuditaSim, já estou arrumando as malas para ir para João Pessoa. Isso para mim é causa de grande felicidade, por dois motivos em especial, primeiro que este caminho que escolhi de ser uma monja budista, é exatamente para tentar tocar o coração das pessoas com os ensinamentos de Buda que são lógicos e extremamente efetivos para nos ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida. E segundo, porque minhas origens são da Paraíba, meu pai era paraibano, e como sou um pedaço dele, me sinto paraibana, é uma felicidade imensa voltar para casa. Durante a palestra e os cursos, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre os princípios básicos do budismo kadampa, como a meditação, a compaixão e a sabedoria. Além disso, serão apresentados a técnicas específicas para lidar com os desafios da vida cotidiana, como o estresse, a ansiedade e a raiva.

MaisPB – E para aqueles que já praticam o budismo kadampa?

Gen Mudita Para aqueles que já praticam o budismo kadampa, esse será um momento de aprofundar seus conhecimentos e fortalecer sua prática. Já para aqueles que estão começando agora, será uma oportunidade de dar os primeiros passos nessa jornada de autoconhecimento e transformação. Não importa em que estágio da jornada cada um se encontra, o importante é estar aberto e receptivo aos ensinamentos que serão compartilhados. Por isso, faço um convite, se você é uma daquelas pessoas que admiram os ensinamentos de Buda e está em busca de uma oportunidade de se aprofundar nessa filosofia de vida, não perca a chance de participar desses cursos e palestras em João Pessoa. Será uma experiência única e transformadora, que certamente trará muitos benefícios para sua vida.

MaisPB – Na praia do Cabo Branco, no Sesc a senhora vai fazer explanação sobre o tema “Mude sua mente, mude seu mundo”. Será que ainda temos tempo para isso, já que o muitos andam agarrados aos seus celulares?

Gen Mudita – Talvez aqui a principal pergunta seja: Afinal, será que ainda temos tempo para mudar o mundo? A resposta é sim! Sempre é tempo de fazer a diferença e transformar o mundo em um lugar melhor. Mas o que precisamos compreender é que essa mudança deve começar dentro de nós mesmos. A primeira coisa que precisamos mudar é a nossa própria mente, não é possível paz exterior sem paz interior. Celulares, computadores, tecnologias modernas podem ser muito úteis se as soubermos usar, mas muito danosas se não tivermos sabedoria de perceber que não é a aquisição delas que vai nos trazer o que no fundo do coração desejamos: paz e felicidade.

MaisPB – Nos outros dias, a senhora vai ministrar cursos sobre Vivência em Meditação e As Quatro Nobres Verdades. Poderia nos contar mais sobre esses temas?

Gen Mudita –A meditação é uma prática milenar que tem ganhado cada vez mais destaque em nossa sociedade. Muitas pessoas têm buscado a meditação como uma forma de encontrar paz interior, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a concentração e a criatividade, entre outros benefícios. A meditação não é necessariamente uma prática religiosa, e pode ser vista como uma ferramenta para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

MaisPB – E as Quatro Nobres Verdades?

Gen Mudita – As Quatro Nobres Verdades são ensinamentos fundamentais do budismo. Elas foram ensinadas por Buda Shakyamuni há mais de 2.650 anos e ainda são relevantes hoje em dia. As Quatro Nobres Verdades são: a existência do sofrimento, a causa do sofrimento, a possibilidade de cessar o sofrimento e o caminho para a cessação do sofrimento. Ao unir a prática da meditação com o estudo das Quatro Nobres Verdades, é possível ter uma vivência ainda mais profunda e significativa. A meditação ajuda a acalmar a mente e a perceber o sofrimento que existe em nós e ao nosso redor. As Quatro Nobres Verdades nos ensinam a compreender as causas do sofrimento e a encontrar um caminho para superá-lo.

MaisPB – Outro tema valioso é a morte sob a ótica Budista. O que a senhora poderia adiantar sobre essa ligação entre vida e morte?


Gen Mudita – A morte é um tema que sempre causa desconforto e tristeza, e muitas vezes é um tabu. A morte não é o fim, mas sim uma passagem para a próxima existência. Somos seres migrantes. Tudo é um continuum, nada dura para sempre. Tudo está em constante mudança, e nada é permanente. A vida é como a chama de uma vela que pode ser apagada a qualquer momento, e devemos saber disso. A nossa vida é uma oportunidade maravilhosa de evoluirmos espiritualmente, mas para isso precisamos fazer da nossa vida uma vida significativa.

MaisPB – Qual é satisfação, a alegria de ser a diretora Espiritual Nacional da Nova Tradição Kadampa?

Gen Mudita – O budismo kadampa tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo nos últimos anos, graças à sua abordagem prática e acessível. Os ensinamentos são baseados nos ensinamentos de Buda, através de linhagens do budismo indiano e tibetano, mas adaptados para o mundo moderno, com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar paz interior, felicidade e realização em suas vidas. Temos tudo isso graças à imensa bondade de nosso Guia Espiritual, Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, que literalmente dedicou a sua vida inteira a transcrever e passar à nós esses ensinamentos preciosos, que nos ajudam a conquistar aquilo que mais desejamos, paz interior e felicidade. Poder ser a representante desta tradição é uma honra, uma alegria indescritível. Sou humildemente grata pelo papel que Venerável Geshe Kelsang me designou.

MaisPB – O que senhora poderia dizer sobre as pessoas que não leem, vivem em total desarmonia com o universo?


Gen Mudita – Pessoas que não leem, precisam saber que estão perdendo muito mais do que imaginam. Ler, escutar, são uma das atividades mais enriquecedoras que podemos ter, pois nos permite viajar para lugares distantes, conhecer novas culturas, aprender coisas novas e expandir nossa visão de mundo. Não ler, é o mesmo que não querer aprender, pois é com a leitura, neste contexto, dos ensinamentos de Buda, que podemos entender melhor a nós mesmos, as outras pessoas e as situações, e nos tornar mais empáticos e sensíveis. Precisamos expandir nossa compreensão sobre o mundo, percebermos que somos parte deste vasto corpo da vida e que todas as nossas ações de corpo, fala e mente, impactam todos os demais. Isto é muito realista. A não compreensão disto, nos torna mais fechados e limitados em nossas perspectivas, fazendo com que nossas vidas sejam vazias. Por favor, saibam disto.

Serviço

Coordenação do Programa Educacional
Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi
https://meditadoresurbanos.org.br/
e-mail: [email protected]
Celi: (21) 97194-9006