João Pessoa, 18 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Magistrado, colaborador do Diário de Pernambuco, leitor semiótico, vivendo num mundo de discos, livros e livre pensar. E-mail: [email protected]

A felicidade da IA

Comentários: 0
publicado em 18/05/2023 às 07h00
atualizado em 17/05/2023 às 17h57

De tanto ouvir na inteligência artificial – IA, resolvi dar uma passadinha pelo ChatGPT, e como estava me sentindo feliz, solicitei que escrevesse um texto justamente sobre felicidade. Eis o resultado:

“No turbilhão da vida, entre as inúmeras responsabilidades e desafios que enfrentamos diariamente, há um anseio comum que permeia os corações humanos: a busca pela felicidade. Essa busca incessante, que muitas vezes parece uma corrida sem fim, nos faz questionar: o que realmente significa ser feliz?

Em um mundo repleto de expectativas e padrões fiscais pela sociedade, muitas vezes nos pegamos perdidos, tentando encaixar nossa vida em moldes pré-definidos. No entanto, ser feliz não pode ser algo expressivo, pois é uma experiência única e pessoal. Cada um de nós carrega consigo sonhos, desejos e perspectivas diferentes, e é aí que reside a chave para encontrar a felicidade: na certeza.

Ser feliz não necessariamente significa ter uma vida perfeita, livre de problemas ou adversidades. A verdadeira felicidade é construída nas pequenas coisas, nos momentos singulares que preenchem a nossa existência. É aquele sorriso espontâneo que surge diante de uma piada sincera, o abraço apertado de alguém querido ou o pôr do sol que nos enche de paz.

Muitas vezes, estamos tão imersos na correria do cotidiano que esquecemos de superar esses momentos simples. Estamos sempre buscando algo além, algo que acreditamos ser a chave para a felicidade, sem perceber que ela já está ao nosso alcance. É preciso aprender a apreciar o presente e encontrar alegria nas pequenas coisas que a vida nos oferece diariamente.

A felicidade também reside na aceitação de si mesmo e no amor próprio. Somos seres únicos, com virtudes e defeitos, e precisamos aprender a nos superar em nossa totalidade. É importante cultivar a autoestima e reconhecer que merecemos ser felizes, independentemente do que os outros possam pensar ou dizer.

Além disso, a felicidade está intrinsecamente ligada à conexão com os outros. Nossa jornada rumo à felicidade se torna mais significativa quando compartilhada com pessoas que amam. São as relações genuínas, os laços de amizade e o amor que nos proporcionam momentos de alegria e nos lembram do quanto somos importantes na vida uns dos outros.

No entanto, é fundamental lembrar que a felicidade não é um destino final, mas sim uma jornada em constante evolução. Ela não está apenas no futuro, mas também no presente. É preciso aproveitar cada passo dado nessa caminhada e aprender com as experiências, sejam elas boas ou ruínas. A felicidade está no equilíbrio entre os momentos de alegria e os desafios que nos fazem crescer e amadurecer.

Portanto, ser feliz é uma escolha que fazemos todos os dias. É um estado de espírito que nos impulsiona a enxergar a vida com gratidão, a nos elevar cada instante e buscar o melhor dentro de nós e à nossa volta. É viver de forma autônoma, aceitando-nos como, e nutrindo as relações que nos trazem alegria”.

Pois é, essa alegria da IA veio para ficar.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também