João Pessoa, 26 de abril de 2023 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A prioridade da ala governista na CPMI que investiga os atos golpistas do dia 8 janeiro será de identificar os possíveis financiadores e mandantes do crime de invasão e depredação dos três poderes. Pelo menos é o que acredita o líder do governo Lula, o senador Jaques Wagner (PT-BA).
Em entrevista à Rede Mais direto de Brasília nesta quarta-feira (26), o petista afirmou que a comissão não irá contribuir de forma significativa com as investigações dos atos terroristas. Ele levantou a hipótese que a justiça já teria em mãos as informações necessárias para punir os responsáveis e que os trabalhos parlamentares só devem adiantar a divulgação do que já foi apurado.
“Se tiver uma estratégia do governo, é que a CPMI esclareça o mais rápido possível ou revele o que a justiça já sabe: quem fez. Imagino que nem tudo foi revelado nas investigações da Polícia Federal, mas ela já deve saber pelo menos 60 a 70% dos financiadores. É esse fio que vai ser puxado. Essa CPMI não vai ajudar a esclarecer praticamente nada a não ser alguns que querem criar uma narrativa kafkiana que a gente sabia antes da hora e não fez nada”, explicou Jaques Wagner.
O líder do governo Lula ainda minimizou com quem ficará a presidência e a relatoria da CPMI. O senador petista tentou jogar para oposição a responsabilidade de se defender dos atos terroristas e sinalizou que o governo poderia chamar para depor pessoas que receberam diárias e que fretaram ônibus para ir a Brasília.
“Essa CPMI é contra a barbárie, não contra o governo. Quem deve ter medo e montar estratégias são eles. Quem vai ser chamado aqui? Alguém do governo? Só se for do governo passado. Qual estratégia que eu vou montar? Eu só não gosto da CPMI porque você vai despender uma energia que já foi gasta pela Polícia Federal, Ministério Público e judiciário. A gente vai chamar quem aqui? Quem pagou ônibus, quem pagou diária para as pessoas virem para cá, quem incentivou”, completou Jaques Wagner.
MaisPB
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 13/02/2026