João Pessoa, 01 de abril de 2023 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Treze tem a vantagem na final do Paraibano. O Galo da Borborema derrotou, neste sábado (1º), o Sousa, por 2 a 1, na primeira partida da decisão do Campeonato.
O jogo de volta será no próximo sábado (08), no Marizão, em Sousa. Para conseguir o título, o time sertanejo terá que ganhar com dois gols de diferença ou um de vantagem para jogar a partida para os pênaltis.
O primeiro gol da partida foi marcado pelo Treze. Vitão foi quem balançou a rede, abrindo o placar para o time campinense. Na reta final do primeiro tempo, o Dinossauro aproveitou uma falha da defesa do Treze e Histone conseguiu marcar.
O Treze mudou o placar aos seis minutos do segundo tempo, com um gol de Edmundo, o camisa Oito.
Confira a análise de Leonardo Abrantes:
Treze quebra sequência de cinco jogos sem vencer o Sousa e larga na frente pelo título paraibano de 2023. Agora viaja até o Sertão da Paraíba, onde derrotou o Dinossauro pela última vez em 2010. Mas um empate já é o suficiente para os Alvinegros ergueram a taça pela 17ª vez.
— Léo Abrantes (@lleoabrantes) April 1, 2023
Treze e Sousa
Essa é a primeira vez que as equipes se enfrentaram na decisão estadual desde 2009, quando o Dinossauro conquistou a taça pela segunda vez em sua história.
Apesar da força da equipe do Sertão da Paraíba nessa temporada, o Treze é uma das maiores potências do futebol paraibano, com 16 títulos estaduais.
No entanto, o Galo da Borborema tem um retrospecto muito negativo contra o Dinossauro. Nos últimos oito anos, ou seja, desde 2015, o clube conquistou apenas uma vitória em 14 jogos.
Nesse mesmo período, o Sousa conseguiu vencer oito vezes, incluindo o 1 a 0 na primeira fase deste ano. Isso foi suficiente para a equipe sertaneja ultrapassar o Treze no retrospecto histórico de confronto, desde 1993.
São 24 vitórias contra 22 derrotas, além de outros 17 empates. Mas com o mando de campo em jogos do Paraibano, o clube de Campina Grande tem o dobro de vitórias.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025