João Pessoa, 20 de março de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Escritor Itapuan Botto foi empossado sócio-correspondente da Academia Internacional de Ceremonial y Procolo

Comentários: 0
publicado em 20/03/2023 às 08h00
atualizado em 20/03/2023 às 05h03

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O acadêmico e escritor paraibano Itapuan Botto Targino, membro da Academia Paraibana de Letras, foi empossado como sócio-correspondente da Academia Internacional de Ceremonial y Protocolo, em sessão presidida pela acadêmica Eliane Ubillus. A sede é na Espanha. A atual presidente é brasileira, Acadêmica Eliane Ubillus, o seu mandato é exercido em Brasília/Brasil.

O cerimonial, como se sabe é um conjunto de formalidades específicas de um determinado evento, sempre numa ordem sequencial, que envolve a precedência que é o protocolo, parte importante do cerimonial e constitui-se do conjunto de normas para conduzir o acontecimento das regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência e a formação da mesa de honra. Desse riscado, Itapuan Botto entende muito bem.

O protocolo, segundo ele, define questões como a ordem de chamada das pessoas que compõem a solenidade (quem deverá ser chamado primeiro), a disposição dessas no evento (quem deverá ficar ao lado de quem) e a sequência dos pronunciamentos (quando cada um irá se pronunciar).

Com um trabalho focado há anos nesse segmento, Itapuan Botto ressaltou a importância de agora estar como sócio-correspondente da Academia Internacional de Cerimonial y Procologo. “Foi um convite honroso e já estou trabalhando para dar o melhor de mim e do nosso Estado. Esse trabalho cresce mundialmente e eu me orgulho de fazer parte”.

Sócio-fundador do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo -CNCP em São Luiz do Maranhão, desde1983, Itapuan integra a Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo-ABCP.

Nessa parceria de conhecimento, Botto tem vários livros publicados, sendo9 “Manual do Cerimonial “, “Dois Irmãos, um mesmo ideal – Cadeira número 13 da ABCP”; “Cerimonial e Protocolo – Lições da História, Normas Brasileiras, Pensar Diplomático”; “Nelson Speers – Patrono Emérito do Cerimonial Brasileiro (Memórias)”; “El Ceremonial de Estado Brasileño”.

Eliane Ubillus, brasileira, nasceu em São Paulo, é fundadora do CNCP e diretora da

Organizacion Internacional de Ceremonial Y Protocolo (OICP. Conferencista de renome internacional, autora de vários livros sobre Cerimonial e Protocolo. É especialista em Cerimonial Municipal.

Leia Também