João Pessoa, 15 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
basquete

Unifacisa bate o Rio Claro com grande jogo coletivo e volta a vencer no NBB

Comentários: 0
publicado em 15/02/2023 às 08h59
Foto: Gabriella Tayane/Unifacisa

O basquete Unifacisa voltou às quadras na noite desta terça-feira, onde receberam, na Arena Unifacisa, a equipe do Rio Claro pela décima sexta rodada do NBB. Mesmo após uma partida muito dura contra o Franca, líder do campeonato, no último domingo, em uma partida com duas prorrogações, o time de Campina Grande trouxe muita intensidade para dentro de quadra com um jogo muito coletivo, onde quatro jogadores marcaram acima dos 15 pontos. Com a boa atuação, o time da Unifacisa deu o troco no Rio Claro, que havia vencido no primeiro turno, batendo os paulistas pelo placar de 84 a 78.

Os destaques da partida ficaram por conta de Antônio, cestinha da Unifacisa com 21 pontos, 8 rebotes e 23 de eficiência. Jimmy, com 19 pontos, 7 rebotes, 2 assistências e 22 de eficiência. Trevor Gaskins, com 16 pontos, 2 rebotes e 1 assistência. Seguidos por Gerson, com 15 pontos e 6 rebotes.

A Unifacisa agora viaja para a capital paulista onde vai encarar o São Paulo, na próxima sexta-feira, 17, no Ginásio do Morumbi, às 20h, com transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube.

O Jogo

O adversário foi o primeiro a marcar, anotando 5 pontos à frente no placar. A Unifacisa não demorou a responder e explorou muito bem a vantagem de seus pivôs dentro do garrafão, com Gerson buscando as jogadas de maior contato dentro da área pintada e Guilherme Hubner nos arremessos intermediários, ambos somando para um aproveitamento acima dos 80%. Com a desvantagem na altura, o Rio Claro optou por trabalhar em cima dos arremessos de 3 pontos, a mesma estratégia utilizada no confronto do primeiro turno, e o time foi bem, com 66% de acerto nos chutes do perímetro, a equipe visitante logo construiu uma certa vantagem.

Jimmy, que veio do banco na metade do primeiro quarto e contribuiu muito bem na reta final do período, começou muito bem a segunda etapa, anotando 5 pontos seguidos para encurtar a diferença da Unifacisa no placar. Na defesa a Unifacisa conseguiu fazer bons ajustes e nos rebotes foi superior, o que acabou sendo fundamental para a retomada da partida, com 11 no total, sendo 3 deles ofensivos, a equipe paraibana aproveitou bem as novas oportunidades no ataque para empatar a partida antes do intervalo.

A Unifacisa voltou melhor do vestiário, trabalhando novamente a vantagem de Gerson no garrafão, o pivô teve um aproveitamento de 75% nos arremessos de quadra e colocou a equipe paraibana na frente do placar pela primeira vez na partida, já nos minutos iniciais do terceiro período. Com boas jogadas, a equipe conseguiu imprimir um bom ritmo ofensivo e passou a arriscar mais da linha de 3 pontos, com Antônio e Jimmy convertendo bolas importantes para a construção de uma certa vantagem da Unifacisa. No lado defensivo, a equipe não teve o mesmo desempenho do período anterior, com altos e baixos dentro do quarto, o que acabou permitindo a reaproximação do Rio Claro.

A Unifacisa teve um pouco de dificuldades trabalhando a bola nos primeiros minutos do período final, mas acabou reencontrando seu ritmo com o armador Trevor Gaskin, o jogador foi decisivo nas bolas de 3 pontos com um aproveitamento de 50%, colocando a Unifacisa com dois digitos de vantagem. O Rio Claro não deixou barato e foi buscar a reaproximação, Dawkins liderou o time paulista em pontuação no quarto e voltou a trazer a diferença para duas posses de bola. Após o tempo técnico, o time de Campina Grande conseguiu trabalhar de forma mais coletiva, os ajustes foram fundamentais tanto no ataque como na defesa, a equipe conseguiu contestar bem o arremesso adversário. Com o bom momento defensivo a Unifacisa explorou os contra ataques, Jimmy voltou a aparecer anotando 7 pontos na reta final, recolocando a Unifacisa com a vantagem de dois dígitos no marcador. Daí para frente, o time paraibano só precisou administrar o tempo de jogo para vencer a partida pelo placar de 84 a 78.

“Uma vitória muito importante para nós, não só porque quebra a sequência de derrotas, mas principalmente porque mostra a resiliência do nosso time. Jogamos aqui domingo contra o Franca, uma derrota dura, com duas prorrogações, mas isso não nos abateu, seguimos trabalhando firme, corrigindo nossos erros e hoje saímos daqui com o resultado positivo. Tivemos um ótimo jogo coletivo, com 4 jogadores marcando mais de 15 pontos, e acredito que é dessa forma que vamos alcançar mais vitórias”, comentou o pivô da Unifacisa, Gerson.

MaisPB

Leia Também