João Pessoa, 11 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FOTOS NUA

Carolina Dieckmann: advogado entrará com ação contra Google nesta sexta

Comentários: 0
publicado em 11/05/2012 às 09h06

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, dará entrada nesta sexta-feira em uma ação civil inibitória contra o site de buscas Google para exigir que a empresa retire do ar a ferramenta que permite a localização dos sites que estão divulgando as fotos da atriz Carolina Dieckman nua, que foram furtadas de seu computador.

Segundo Kakay, o Google tem condições de excluir do seu serviço de buscas o nome de Carolina no tocante às páginas em que a atriz aparece nua, mas não o faz, segundo ele, "por falta de boa vontade".

Nesta quarta-feira, o advogado havia informado que pensava na possibilidade de processar o site. Um dia antes, Kakay chegou a informar que não entraria com ação inibitória na Justiça, mas mudou de opinião depois de saber da nota oficial divulgada pelo Google, informando que o site não interfere nos resultados de busca e, para que um conteúdo não seja localizado, é necessário entrar em contato com o site que hospeda esse conteúdo e solicitar sua remoção. Segundo Kakay, o Google não pode se isentar de responsabilidade:

— Nós tínhamos desistido de processar o Google. Pensamos que eles iam tirar do ar os sites com as fotos, mas mudamos de ideia depois da divulgação da nota. O Google não pode se dizer completamente imune de responsabilidade por ser apenas o propagador. Afinal, ele pode não ter botado as fotos no ar, mas está divulgando e propalando um ato criminoso — disse Kakay, nesta quarta-feira.

O Google Brasil informou por meio de nota, na quarta-feira, que não exerce nenhum tipo de interferência em seus resultados de buscas. Também pela manhã, Kakay chegou a informar que técnicos do seu escritório constataram que o site havia retirado do ar as fotos em que ela aparece nua. "O Google vem a público esclarecer que não interfere em seus resultados de busca. O mecanismo de busca do Google é um indexador, ou seja, uma ferramenta que procura conteúdos disponíveis na internet. Para que um conteúdo não apareça na busca do Google, é necessário entrar em contato com o site que hospeda esse conteúdo e solicitar sua remoção", diz a nota enviada pelo Google ao site G1.

— A informação técnica que eu tenho é que houve sim uma ação do Google no sentido de atender esse pleito de não expor a intimidade da atriz. Evidentemente, com essa atitude fica demonstrada a boa vontade e a postura responsável da empresa. Em função disso, não vou entrar com a ação, que já estava pronta. Isso é bom para evitar a sobrecarga do Judiciário com esse tipo de questão — afirmou Kakay, ao site G1, pela manhã.

Ainda de acordo com o G1, o advogado da atriz havia explicado que a maior parte das imagens foi retirada do mecanismo de buscas do Google. Uma pesquisa realizada por volta das 12h30m, no entanto, constatou que algumas imagens permaneciam disponíveis. Kakay informou ainda que vai se reunir com o advogado do Google na tarde desta quarta-feira.

— O acesso imediato já foi retirado, mas as chamadas mídias sem rosto, que são aquelas que muitas vezes você não consegue identificar os responsáveis pelas páginas, ainda continuam — disse o delegado.

O advogado da atriz tinha anunciado na terça-feira que iria entrar com uma ação contra o Google para que o site retirasse do ar buscas relacionadas às 36 fotos dela.

O ex-policial militar e comentarista de segurança pública da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, chegou a orientar o empresário de Carolina, Alex Lerner, a registrar um boletim de ocorrência contra o homem que chantageava a atriz. Lerner o procurou quando recebia telefonemas pedindo o pagamento de R$ 10 mil. Segundo o ex-policial, agentes da Polinter informaram Lerner e Carolina de que era possível prender o homem na hora do pagamento da propina. Para isso, no entanto, seria necessário registrar o crime de extorsão em qualquer delegacia ou na própria Polinter. A atriz e o empresário não quiseram realizar o registro.

Na segunda-feira, o computador pessoal de Carolina foi enviado ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) para ser periciado. Segundo informações da DRCI, há equipes nas ruas para tentar identificar possíveis suspeitos de terem divulgado fotos da atriz nua em sites, após tentativas de extorsão (por e-mail e telefone) para evitar a divulgação. Dois representantes da empresa de manutenção de computadores para onde a atriz levou seu equipamento foram ouvidos na noite de segunda-feira, na DRCI. Também prestaram depoimentos o empresário e o secretário da atriz. Kakay.

Extra Online
 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas