João Pessoa, 15 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA ALEMANHA

Raio atinge avião de novo presidente da França

Comentários: 0
publicado em 15/05/2012 às 15h44

 O avião, um Falcon da presidência francesa, aterrissou no aeroporto em que havia decolado minutos antes, e Hollande não pôde seguir para a capital alemã em outro transporte, informaram. O incidente não teve consequências graves, mas atrasará o encontro entre Hollande e Merkel, o primeiro compromisso internacional do presidente francês após assumir o cargo.

De acordo com a BFMTV, o avião foi atingido por um raio quatro minutos depois da decolagem do aeroporto de Villacoublay, nos arredores de Paris. Dessa forma o comandante decidiu retornar para proceder com as verificações técnicas.

O avião atingido pelo raio decolou por volta das 17h locais (12h de Brasília). Hollande viajou para Berlim poucas horas depois de tomar posse na presidência nesta manhã durante uma rápida cerimônia no Palácio do Eliseu, em Paris, onde foi recebido pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, que derrotou na eleição presidencial.

Em discurso para 400 convidados, Hollande disse que tentará alterar o pacto europeu para incluir medidas de incentivo ao crescimento às políticas de redução de déficit que, segundo críticos, estão piorando as expectativas de expansão do bloco. "Para sair da crise a Europa precisa de projetos de solidariedade e crescimento", afirmou. A chanceler alemã se opõe a qualquer mudança no pacote de austeridade.

Após a posse, Hollande, nomeou Jean-Marc Ayrault, líder dos socialistas na Câmara baixa do Parlamento, ao cargo de primeiro-ministro. Ayrault, 62 anos e ex-prefeito de Nantes, substituirá o conservador François Fillon.

O premiê ficará encarregado de formar o novo governo da França, que deve ser anunciado na quarta-feira. Ayrault é fluente em alemão, o que é visto já como vantagem para Hollande, que busca um bom relacionamento com Merkel.

Antes do incidente com o avião, a previsão era de Hollande participasse de um jantar com a chanceler alemã. "Será uma maneira de nos conhecermos. E também para dizermos com franqueza o que pensamos sobre o futuro da Europa", disse Hollande na segunda-feira. “A França e a Alemanha precisam trabalhar juntas, mas não pensamos da mesma forma sobre determinados assuntos. E falaremos a respeito para encontrarmos compromissos.”

A chanceler declarou que receberá Hollande "de braços abertos", mas, por trás das declarações diplomáticas, Merkel não tem dado sinais de que pretende mudar sua posição em relação à necessidade de controlar os gastos públicos na Europa para superar a crise. A previsão é de que os dois líderes mantenham discussões em busca de posições comuns para levá-las à reunião extraordinária de líderes da União Europeia (UE) no próximo dia 23 e depois à próxima Cúpula do bloco, nos dias 28 e 29 de junho.

IG

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas