João Pessoa, 20 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em 2023

Guedes nega falas de Janones e diz que não vai reduzir salário mínimo

Comentários: 0
publicado em 20/10/2022 ás 18h07
atualizado em 20/10/2022 ás 19h14

O deputado federal eleito, André Janones, divulgou, nesta quinta-feira (20), um vídeo em suas redes sociais denunciando uma possível medida que o Ministério da Economia adotaria em 2023. O apoiador do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Governo vai diminuir o aumento do valor do salário mínimo e das aposentadorias.

“O ministro Paulo Guedes acaba de anunciar a redução no aumento, no valor do salário mínimo, das aposentadorias, BPC, pensões, a partir de 2023. Eu estou com os documentos na mão. Não é fake news, não é notícia falsa”, disse o deputado eleito.

A denúncia de Janones está relacionado à proposta do ministro de Economia em desvincular o reajuste do salário-mínimo e das aposentadorias ao índice de inflação do ano anterior. Contudo, o próprio Paulo Guedes detalhou, em encontro com empresários no Rio de Janeiro, que a intenção não é diminuir nenhum dos dois. Essa tentativa de mudança estaria no texto do Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que tentará captar recursos para manter o Auxílio Brasil em R$ 600, em 2023.

Sem muitos detalhes, Guedes confirmou que essa proposta já deve entrar em votação logo após o segundo turno das eleições. Para ele, essa mudança traria mais flexibilidade à arquitetura fiscal do país. Além disso, seria importante para reformulação da regra do teto de gastos, um sonho antigo do ministro e de sua equipe, mas que mexeria com as regras de indexação do salário-mínimo e de benefícios previdenciários.

MaisPB com g1