João Pessoa, 14 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Partido dos Trabalhadores é responsável pela maior parte de ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater fake news nas eleições de 2022. Ao todo, o partido concentra 62 dos 86 pedidos registrados entre 8 de agosto até 9 de outubro. As informações são do G1.
E pelo menos 52% dos casos, 32 ações, o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos ou aliados são os denunciados. O PT também conseguiu vitórias em metade dos pedidos feitos à Justiça eleitoral, seja total (42%) ou parcial (8%). Em 21% dos casos, os pedidos foram negados e as demais não têm conclusão até o momento.
Entre os temas divulgados em campanha eleitoral ou internet estão que Lula persegue cristãos, que o petista acabará com o agronegócio caso eleito presidente e que Lula tem ligação com facções criminosas.
Jair Bolsonaro e o PL também acionaram a Justiça eleitoral contra fake news, mas em apenas sete casos (quase dez vezes menos do que o PT). O atual presidente venceu cinco dos pedidos, com aproveitamento positivo de 71% e derrotas nos dois demais casos. Cinco das ações tinham PT, Lula ou aliados, como o deputado federal André Janones, como autores do que Bolsonaro e o PL classificaram como notícia falsa.
As demais 17 representações feitas ao TSE têm o PDT, partido de Ciro Gomes, Simone Tebet, Psol e pessoas físicas como autores.
MaisPB com G1
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 20/02/2026