João Pessoa, 08 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SUSTENTABILIDADE

Aguinaldo Ribeiro defende diretrizes para realização da Rio +20

Comentários: 0
publicado em 08/06/2012 ás 08h44

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, defendeu a importância da integração de todos os atores – sociedade, governo e organizações – que participam do processo de realização da Rio +20, para consolidar a postura e atitude do Governo frente ao cenário socioambiental global. A afirmação foi na abertura do III Diálogo Federativo rumo à Rio +20, nesta segunda-feira (04/06), durante a 33ª Reunião do Conselho das Cidades (ConCidades).

“Esse terceiro diálogo federativo é o ambiente propicio para que nós possamos ter essa participação social, com reforma urbana, visando uma cidade sustentável em todos os seus aspectos. Nós somos partícipes desse evento e da maneira de pensar o desenvolvimento sustentável, através de diálogos, mesas de negociação, enfim, todos os eventos preparatórios, que devem fomentar e permear subsídios para essa discussão”, destacou.

Para Aguinaldo Ribeiro, o engajamento da sociedade é fundamental para o desenvolvimento de ações sustentáveis no país e, por meio da conferência mundial, é preciso cobrar posturas dos países que emitem gases poluentes em grande escala.

“Esse é o grande movimento da Rio + 20, cobrar das grandes nações que verdadeiramente tem impacto muito grande no nosso planeta, e também postura dos nossos cidadãos. Essa somatória de unir forças que irá promover essa conscientização”, disse ele, lembrando que muitas vezes o discurso de empresas e pessoas é até bonito, mas deve ser praticado. “Se nós avançarmos nisso, teremos conseguido muito em relação a Rio + 20”, avaliou.

Ele ressaltou, ainda, que a Rio +20 deixará ”uma plataforma de atitudes positivas às gerações presentes e futuras, havendo transferência de valores de conservação, de preservação e respeito ao meio ambiente, em um modelo de convivência com consumo sustentável, inclusão social e sem exaustão dos nossos recursos naturais”.

Por fim, o ministro das Cidades lembrou que há anos vários segmentos da sociedade, “grandes interpretes daquilo que nós iremos defender, sempre lutaram e lutam pela justiça social, ambiental e pela bandeira da reforma urbana amplamente respeitada e debatida, para que todos tenham direito às cidades e condições dignas de moradia”.

Participaram da cerimônia de abertura do III Diálogo Federativo rumo à Rio +20 a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães; o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos; o secretario da de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski; o diretor de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos, Celso Santos Carvalho; o secretario executivo do ConCidades, Carlos Vieira; o secretario de recursos hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson; o representante da Presidência da República, Olavo Noleto, além conselheiros e representantes do Conselho.

A 33ª Reunião do Conselho das Cidades (ConCidades) acontece até o próximo dia 6, no auditório do Ministério das Cidades.

Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x