João Pessoa, 10 de setembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mobilidade urbana

Heron Cid defende financiamento público e Sistema Único de Transporte

Comentários: 0
publicado em 10/09/2022 às 10h46

Ônibus sucateados, tarifas com valores exorbitantes, má qualidade do serviço e número de viagens insuficientes para demanda de passageiros estão entre as reclamações de quem utiliza o transporte público no país. Para garantir um serviço com mais qualidade, o candidato a deputado federal Heron Cid (PSB) defende financiamento público e a criação de um Sistema Único de Transporte Público.

“O pós-pandemia mostrou que o modelo de transporte público está insustentável. O que já era ruim, piorou. Não é um problema das empresas e passageiros; a solução deve passar pela gestão concessionária dos serviços”, sugeriu o jornalista.

Conforme a proposta, seria instituído um financiamento social com mais subsídios públicos para garantir o funcionamento com maior qualidade. O sistema contaria ainda com recursos do Governo Federal para reestruturar a mobilidade urbana dos municípios e garantir subsídios para baratear a passagem no bolso dos usuários.

Heron cita como exemplo outros países no mundo em que o transporte público recebe mais investimentos do poder público. Nesses lugares, além da maior oferta dos ônibus, há também outros meios de transporte de qualidade, de modo que o carro particular é o último a ser considerado na hora de sair de casa.

“O trabalhador e usuário não aguentam mais pagar conta alta por um serviço ruim. Isso tem que mudar. O transporte público é um direito do cidadão e um dever do estado”, afirmou.

MaisPB

Leia Também