João Pessoa, 13 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ELEIÇÕES

TROCA: Acordo de Lula pode dar vice em São Paulo à paraibana e tirar Cartaxo em JP

Comentários: 0
publicado em 13/06/2012 às 21h08

 As negociações do PT e PSB em São Paulo podem dar fim à candidatura de Luciano Cartaxo (PT) em João Pessoa. Nesta quarta-feira (13), a vaga de vice do PT em São Paulo foi oferecida a paraibana Luíza Erundina (PSB) e o acordo pode terminar com o PT sendo vice de Estelizabel Bezerra (PSB) em João Pessoa. A aliança faria parte das negociações do ex-presidente Lula (PT) com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e é defendida por dirigentes do PT de João Pessoa.

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, rasgou elogios a Luiza Erundina (PSB) nesta quarta-feira (13) durante uma entrevista concedida a Rádio Bandeirantes. Já praticamente fechado com o PT, o PSB terá a prerrogativa de indicar a vice, para a qual a ex-prefeita é a mais cotada.

Com quase quatro minutos no guia eleitoral, o PT continua sendo desejado pelo PSB em João Pessoa e as negociações podem convencer a Executiva Nacional do PT, que mesmo perdendo a candidatura em João Pessoa, ficaria na chapa majoritária e teria o argumento para fechar a aliança com o PSB paulista. Lula e Eduardo Campos definem pessoalmente as negociações e a moeda de troca tem sido as prioridades de cada legenda e, como prioridade para o PSB estaria a permanência do partido no comando da Prefeitura de João Pessoa.

O ex-presidente Lula, que tem como objetivo eleger o ex-ministro da Educação Fernando Haddad em São Paulo, tem dado claros sinais que sua prioridade é a eleição da capital paulista, inclusive tirou do pleito a senadora Marta Suplicy (PT), que pretendia ser a candidata.

A possibilidade do PT ser vice do PSB em João Pessoa foi revelada pelo presidente municipal da legenda, Antônio Barbosa, na noite desta quarta-feira (13). “Essas conversas ocorrem informalmente”, afirmou o dirigente petista, defensor da aliança com os socialistas.

“Existe a possibilidade, não tenha dúvida, isso é legitimo. Vice passa por essa negociação”, revelou Barbosa sobre a aliança do PSB com o PT na Capital paraibana.

Barbosa disse ainda que um grupo petista “trabalha e esperara” que as negociações em São Paulo possam ter desdobramento em João Pessoa. “Acreditamos que pode ter um fato novo”.

A proposta de acordo com o PT e PSB nacional para João Pessoa seria Cartaxo retirar a sua candidatura e o grupo do deputado estadual indicar o vice de Estela. Tese especulada por petistas ligados ao deputado federal Luiz Couto (PT), membro da Direção Nacional do PT.

Luciano Cartaxo ganhou as prévias do PT, entre candidatura própria ou aliança com o PSB, no dia 18 de março, mas até agora não conseguiu convencer os ‘petistas socialista’. No ultimo domingo (10), em evento partidário, ele teve que enfrentar os protestos dos que querem a aliança com o PT. Durante o encontro houve inclusive troca de empurrões.

MaisPB

Leia Também