João Pessoa, 06 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Gonzagas voltam a João Pessoa para comemorar aniversário da cidade, neste sábado

Comentários: 0
publicado em 06/08/2022 às 15h59

MaisPB com assessoria

Fotos – Max Brito.

Depois de levar multidões para os shows durante o São João, a banda paraibana Os Gonzagas volta a João Pessoa para celebrar o aniversário de 10 anos do grupo e da capital do estado neste sábado (6). Com uma proposta de apresentação mais acolhedora e navegando por músicas autorais e de grandes nomes do forró, o show acontece às 21h, na Vila do Porto, e terá as participações do Mestre Fuba e dos músicos Daniel Pina e Sofia Gayoso. Os ingressos custam R$ 20 (meia e social, com mais 1kg de alimento) e podem ser adquiridos online, através da plataforma Sympla. (sympla.com.br/evento/os-gonzagas/1664717)

Foi às margens do Rio Sanhauá que nasceu a cidade de João Pessoa há 437 anos. É onde se localiza a Vila do Porto, casa que há uma década foi palco de um dos primeiros shows d’Os Gonzagas. “É como receber as pessoas que você gosta em casa. É a chance de você se encontrar com muitos amigos, com o público da sua cidade, que acompanha o seu trabalho. Esse show é quando se mistura trabalho com lazer, e isso acaba mudando a configuração de quando fazemos shows maiores”, explica a cantora e compositora Maria Kamila, dando a tônica de como deve ser realizada a apresentação.

Desde o lançamento de ‘Nós’, o mais recente álbum da banda, Os Gonzagas se tornaram um dos grupos mais ouvidos da Paraíba, ultrapassando 70 mil ouvintes únicos por mês no Spotify. O disco com 13 faixas conta com as parcerias de Chico César e Santanna, O Cantador, duas referências na música nordestina que ajudam a posicionar a relevância que Os Gonzagas atingiram em sua história. Homenageando a tradição do ritmo nordestino enquanto atualiza a sua própria estética visual e sonora, a banda se apoia em um repertório poético e em arranjos modernos.

Para complementar o clima de celebração da noite deste sábado, os três convidados são do círculo artístico da banda. Fuba é o compositor de ‘Milagre do Tempo’, canção presente no álbum ‘Nós’. “Ele está sempre conosco e, sempre quepodemos, tentamos evidenciar e enaltecer a sua figura”, afirma Carlos, compositor e sanfoneiro na banda. Juntam-se ao mesmo palco, Daniel Pina, músico independente e contrabaixista na Orquestra Sinfônica da UFPB, e a cantora e compositora Sofia Gayoso, que se apresentará pela primeira vez ao vivo com Os Gonzagas. “São três artistas paraibanos, e a gente quer enaltecer isso que só têm a agregar artística, poética e musicalmente ao nosso show. Está tudo em família”, complementa Carlos Henrique.

Passado os festejos juninos, a intenção dos integrantes é dar mais espaços para os improvisos e se desvincular de um repertório mais específico que a banda vinha realizando em uma maratona de shows. “Mas claro que muita coisa coincide também, porque é também uma festa de celebração e a energia vai ser jogada lá em cima”, emenda o cantor e sanfoneiro Yuri Gonzaga, que continua: “Claro, que em um palco como o do São João de Campina Grande, a relação com o público é diferente. Ele fica mais distante, a potência sonora é diferente, assim como a maneira como o som chega nas pessoas. Na Vila do Porto, a gente consegue olhar as pessoas nos olhos. Às vezes, alguém do palco desce para a galera, ou alguém da galera sobe no palco. É essa troca que a gente quer levar para o show”, antecipa ele.

Uma das músicas que serão tocadas pela banda é ‘Do farol à lagoa’, composta por Maria Kamila e Yuri Gonzaga, e que homenageia a cidade de João Pessoa lembrando paisagens, personalidades e eventos que criam identificação direta com quem nasceu ou vive na cidade. Ganham espaço na letra o pôr do sol no Hotel Globo, a maçã do amor da Festa das Neves e a tapioca na feirinha de Tambaú. Personalidades ilustres como Ariano Suassuna, Cátia de França, Anayde Beiriz, Flávio Tavares, Geraldo Vandré são só alguns citados nominalmente na canção. “A música não é só sobre a história e as belezas, mas sobre as pessoas, a energia e a experiência que a gente tem com a cidade”, frisa Gonzaga. O repertório também vai abrir espaço ainda para clássicos do ritmo nordestino, como Luiz Gonzaga, Marinês, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. “Tem tudo para ser uma festa linda e vai ser. Vai ser um encontro com participações super especiais, perfeito para comemorar estar nessa cidade”, finaliza Maria Kamila.

Leia Também