João Pessoa, 27 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Ana Karla Lucena  é bacharela em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Servidora Pública no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. Mãe. Mulher. Observadora da vida.

O que você espera de mim

Comentários: 0
publicado em 27/06/2022 às 07h00
atualizado em 26/06/2022 às 15h22

O tempo vai passar. Vários alvoreceres, vários ocasos. O tempo, somente ele dirá se os acertos foram maiores ou menores que os erros. Por enquanto, tudo é incerto.

Esperam que acertemos mais do que erremos. Todos esperam tanto.  Tantos olhos observam. Tantas mentes conjecturam. Tantas bocas falam. Esperam nossa justiça, nossa  retidão, nossa infalibilidade. Criam expectativas e esperam que correspondamos a elas. Somos escravos desse eterno querer a nosso respeito. Escravos porque queremos ser o que querem que sejamos. Escravos porque sofremos quando nos deparamos com a realidade de que essa é uma missão praticamente impossível.

Impossível porque, para o outro, nosso tudo quase sempre vai ser medíocre. Nosso cem nunca vai ser visto, a conta nunca vai fechar. Talvez por isso a janela do quinto andar tenha sido tão atrativa para a garota, apesar das estátuas, e cofres, e paredes pintadas.

Percebe o mecanismo? Um circuito onde caminhamos de costas um para o outro, sempre decepcionados. Decepcionados com o outro, frustrados com nossa suposta mediocridade.

Querer que as pessoas sejam como esperamos, a partir de nós mesmos é cruel. Querer ser o que as pessoas esperam de nós, contra nossa própria natureza é cruel.

Viver sem expectativas. Aceitar o outro. Se afastar do que for intolerável. Sem soberba. Sem se sentir superior. Sem julgamentos. Já existem muitas togas por aí.

Aceitar-se; mudar, se julgar necessário; ser fiel aos nossos princípios; respeitar nossos limites; entender que somos falíveis, que não somos responsáveis pelo que esperam de nós, a menos que tenhamos despertado tal querer.

E o tempo agirá. O tempo mostrará onde erramos, onde acertamos… e… paciência… super heróis não existem.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também