João Pessoa, 02 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CHUVA

Defesa Civil e Seinfra trabalham para minimizar transtornos

Comentários: 0
publicado em 02/07/2012 às 16h06

 As chuvas ocorridas nesse final de semana deixaram a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) em estado de alerta. No domingo (1º), um muro deslizou sobre uma casa, na Comunidade Saturnino de Brito, no bairro de Jaguaribe. No total, nove casas foram interditadas ou demolidas no local. Nesta segunda-feira (2), mais duas casas foram interditadas na Comunidade São Geraldo, no bairro Funcionários I.
 
Nos próximos dias, a Comdec segue o programa de monitoramento. A comunidade Maria de Nazaré, no Funcionários II, a Comunidade Frei Damião, no bairro Valentina Figueiredo, e o bairro do Roger são alguns pontos que terão a visita da Defesa Civil. O Alto do Matheus já passou por vistoria, mas nenhuma casa foi interditada.
 
O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, disse que a população pode acionar o órgão ao menor sinal de perigo. “O período chuvoso pode oferecer uma série de transtornos. Queremos minimizar esse impacto e estamos prontos para atender os chamados da população”, destacou.
 
Para qualquer emergência, o telefone da Defesa Civil está disponível durante 24 horas, todos os dias da semana. A população pode acioná-la pelo número 0800-2859020. A chamada é gratuita.
 
Limpeza – Equipes da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) foram mobilizadas pela Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (2), para retirar os escombros na comunidade Saturnino de Brito, no Varadouro, depois da queda de um muro no local. Além desse acompanhamento, a Seinfra dá continuidade aos serviços de manutenção voltados para a limpeza de galerias, consertos de drenagem e realização de serviços com a bomba de sucção, para a desobstrução de pontos de alagamento.
 
A Seinfra também auxilia a Defesa Civil na limpeza do Rio Jaguaribe (na altura do limite entre os bairros Castelo Branco e Miramar). Nesse ponto, uma escavadeira hidráulica faz o desassoreamento do rio, para possibilitar o escoamento das águas e a normalização do tráfego de veículos na avenida principal do Castelo Branco.
 
A desobstrução e a limpeza de galerias estão sendo executadas nos seguintes pontos: Varadouro, Mangabeira, José Américo, Torre, Bairro dos Estados e Centro – nas avenidas Epitácio Pessoa, João Machado e Maximiliano Figueiredo e Minas Gerais.
 
Vistoria – A Seinfra vistoriou a Rua Adão Viana Rosa, no Grotão, onde será colocado um aterro – posteriormente, o pavimento da via será recuperado. Outras equipes dão continuidade ao trabalho na Rua Cordélia Veloso Frade (Jardim Cidade Universitária) e no Valentina Figueiredo e Bairro dos Novaes, utilizando bomba de sucção para retirada do excesso de água.

Recuperação – Nesse final de semana, as equipes da Seinfra também trabalharam na recuperação do pavimento das ruas Nereu Ramos (Cristo Redentor), Diogo Velho (Centro), Boto de Menezes (Tambiá) e Jardim Guaíba (Funcionários I).

Secom JP 

Leia Também