João Pessoa, 20 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
cartunista

Angeli encerra carreira após diagnóstico de afasia

Comentários: 0
publicado em 20/04/2022 ás 09h58

Segundo a família, ele não encerra a carreira como artista. Angeli recebeu diagnóstico de afasia há alguns anos.

O cartunista Angeli, de 65 anos, anunciou o fim da carreira como cartunista após o diagnóstico de afasia progressiva primária. A informação foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quarta-feira (20), onde o artista colaborou por mais de 50 anos.

O cartunista recebeu o diagnóstico há alguns anos. A condição é degenerativa e teria se complicado no último mês. A afasia é o nome dado a toda e qualquer alteração de linguagem, afetando as seguintes funções: capacidade de falar ou se expressar verbalmente; compreensão da linguagem verbal; compreensão da linguagem escrita (leitura); capacidade de escrever.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), esse comprometimento ocorre após um dano cerebral. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ocorrer após um traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência.

O ator Bruce Willis também anunciou sua aposentadoria da atuação após diagnóstico da mesma doença. Além de Bruce Willis e Angeli, outros artistas como Sharon Stone, Emilia Clarke, Alicinha Cavalcanti, Kirk Douglas, entre outros, anunciaram ter afasia.

MaisPB

MaisTV

Governo alerta para ‘alto risco’ de inundações até esta sexta em JP

BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/05/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas