João Pessoa, 12 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Dos 190 candidatos a prefeito nas 26 capitais brasileiras registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 28 (15%) são mulheres. A cidade de São Paulo é a que mais conta com candidatas, três ao todo: Soninha (PPS); Anaí Caproni (PCO) e Ana Luiza Figueiredo (PSTU).
Logo depois aparecem Belo Horizonte, Florianópolis, Rio Branco, Maceió, João Pessoa e Porto Velho, com duas representantes cada uma. A relação completa das candidaturas nas capitas pode ser vista em infográfico do UOL.
Seis capitais nacionais não contam com nenhuma candidata nestas eleições: Salvador, Fortaleza, Natal, Cuiabá, Teresina e Campo Grande
Vereadores – Segundo o TSE, foram feitos 198.745 registros de homens e 85.893 de mulheres para disputar vagas em todas as Câmaras Municipais do país. Para o cargo de vereador a lei impõe que cada legenda tenha “o mínimo de 30% e o máximo de 70% para as candidaturas de cada sexo”.
A proporção observada até agora é de 68,7% de candidatos homens e 31,3% de mulheres.
Candidatos próprios – O PSOL foi a legenda que mais lançou candidatos próprios para as prefeituras nas capitais brasileiras, com 23 representantes, seguida pelo PSDB, com 18, e pelo PSTU e PT, com 17 cada uma.
Os números ainda não são definitivos já que estão sendo atualizados no sistema de Divulgação de Candidaturas 2012 (DivulgaCand 2012), disponível no site do TSE, e podem mudar até o próximo dia 15, quando será divulgado o balanço final de candidaturas registradas.
Uol
DIZ MP - 06/10/2025