João Pessoa, 25 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Clara Velloso Borges é escritora, professora de literatura e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]  

Dilemas de Hércules

Comentários: 0
publicado em 25/02/2022 às 06h56

A possibilidade de reinterpretar os clássicos pertence a quem tem contato com as obras, mas só os escritores ousados se arriscam a reescrever textos canônicos sob prismas contemporâneos. Às vezes, tais reescritas servem como porta de entrada para os mais jovens conhecerem as bases das mitologias – não foi essa a maior importância da saga Percy Jackson, ou do romance A Canção de Aquiles?

Outras vezes, autores ainda mais ousados mantêm a estrutura em versos para propor novas narrativas. É o caso de Anne Carson, canadense comumente cotada para o prêmio Nobel, que revisitou os 12 trabalhos de Hércules. Em Autobiografia do Vermelho, Carson recria a história de Gerião, originalmente um monstro que Hércules foi incumbido de matar.

Na nova versão, Gerião é um garoto do século XX, sensível, discreto e sofrido. Passou por muitos traumas até conhecer Hércules – a quem ele, a priori, não combate. Desenvolve afeto pelo herói, embora o encontro se torne bastante infeliz.

Como em toda tradução de poesia, algum sentimento se perde entre o idioma original e a transposição para outra língua. Contudo, não se perde a solidão de Gerião. Com um título que brinca com o conceito de autobiografia, já que não foi o próprio monstro vermelho quem redigiu o texto, o monstro do mito clássico ganha humanidade.

Hércules, por sua vez, perde o aspecto áureo da sua força invejável. No mito original, enfrentou uma série de criaturas apavorantes, como o leão de Neméia e a hidra de Lerna. Na história de Carson, desbrava a América do Sul. Se saísse da mitologia greco-romana para a realidade brasileira, entretanto, talvez nem 12 trabalhos fossem suficientes para elevá-lo à condição divina.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas