João Pessoa, 11 de fevereiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Clara Velloso Borges é escritora, professora de literatura e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]

 

Fim do mundo

Comentários: 0
publicado em 11/02/2022 às 07h03

Elza Gomes da Conceição (foto)  veio ao mundo para fazer a diferença. Contrariou as estatísticas e se fez importante apesar da origem pobre, da cor preta e do gênero feminino. Elza Soares, como ficou conhecida, continuou importante décadas após seu sucesso inicial, fazendo jovens se interessarem pelo que ela tinha a cantar ainda hoje, não vivendo de um saudosismo pelo que já representou. Nos últimos anos, Elza se reinventava em parcerias com artistas contemporâneos, como Pitty e Liniker.

Em seus mais de 90 anos vividos, Elza experimentou quase todas as dores que podem ser infligidas a um ser humano: passou fome, enterrou seus filhos, viveu relacionamentos abusivos. Mesmo assim, se sobressaiu pela arte, pela voz potente e pelo poder de denúncia que suas canções carregavam. O sofrimento virara matéria-prima da arte, como quando cantava sobre violência doméstica: “Cadê meu celular? Eu vou ligar 180”.

Apesar do sucesso e da relevância cultural, algumas manchetes de jornais que noticiavam o falecimento de Elza fidentificaram-na meramente como ex-mulher do jogador Garrincha. Reduzir a existência de um patrimônio cultural, como foi Soares, a um relacionamento altamente conturbado mostra que ainda é preciso conhecer muito sobre a cantora. Para isso, a biografia Elza, escrita por Zeca Camargo, é um bom ponto de partida.

Camargo faz jornalismo sobre música desde os primórdios da MTV Brasil, mas a contemplação da vida e da obra de Elza Soares compõe seu primeiro livro biográfico. Não é de grande valor literário: o prólogo já começa estranho, tentando realizar um forçado jogo imagético de palavras. Todavia, é de grande valor humano. Se a história me fosse contada como ficção, talvez eu a achasse forçada. Elza sobreviveu às múltiplas faces da violência e do preconceito. E entre todos os percalços da vida, ela fez música de qualidade impressionante. Descansou a voz da mulher, ainda não veio o fim do mundo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também