João Pessoa, 31 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APERFEIÇOAMENTO

Hospital de Trauma treina equipe para captação de órgãos

Comentários: 0
publicado em 31/07/2012 às 15h00

Os profissionais de saúde que integram a equipe do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram de uma capacitação no processo doação e transplante de órgãos e tecidos. O evento foi realizado para aperfeiçoar a equipe multiprofissional da unidade para atuar no processo de transplante, especialmente aqueles que lidam diretamente com a família dos possíveis doadores.

Em 2011, o Trauma foi responsável por 75% das captações feitas em todo o Estado. A capacitação foi ministrada pela Central Estadual de Transplante da Paraíba.

"A Central de Transplantes sempre realiza esse tipo de evento em hospitais, escolas, igrejas e associação de bairro. O foco é capacitar os profissionais na identificação de pacientes em morte encefálica, entrevistar os parentes, prestar apoio psicológico a família, para com isso aumentarmos o número de possíveis doadores”, explicou a coordenadora da Central de Transplante, Gyanna Lys Montenegro.

A coordenadora explicou ainda que devido à realização dessas campanhas somente nos seis primeiros messes deste ano já foram realizados mais de 60 transplantes de órgãos e tecidos em todo o estado da Paraíba, sendo 25 só de rins. "O Hospital de Trauma é referência no Estado em atendimentos de casos de trauma de média e alta complexidade, o que torna a unidade de saúde a principal unidade de captação de órgãos do Estado” destacou.

Para mais informações sobre doação de órgãos, os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.transplante.pb.gov.br ou ligar para a Central de Transplante pelos telefones 3244.6192 e 8845.3516.

Secom-PB

Leia Também