João Pessoa, 24 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Clara Velloso Borges é escritora, professora de literatura e mestranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: [email protected]  

No trenó do Papai Noel

Comentários: 0
publicado em 24/12/2021 às 07h24

Os festejos natalinos acarretam muitas tradições, ora universais, ora restritas ao núcleo familiar. Com isso, ao pensar em livros que envolvem a atmosfera natalina, é comum pensar em clássicos literários. Os fantasmas de Charles Dickens (foto) em Um Conto de Natal (ou Um Cântico de Natal, em outras traduções), por exemplo, assombram quem não se deleita com a data. Ao trazer para a Literatura uma análise do comportamento de um homem rabugento, Dickens acalentou o coração dos leitores e utilizou a arte para atribuir novos significados ao Natal.

  1. R. R. Tolkien, por sua vez, colocou doses de magia e fantasia não só no universo de O Senhor dos Anéis. Fez uso de suas habilidades literárias para impressionar também no papel de Papai Noel: por anos, escreveu cartas personalizadas para seus filhos, se passando pelo bom velhinho, e narrando aventuras vividas no Polo Norte. Embora tenha começado como uma brincadeira afetuosa para marcar a infância dos filhos, com a progressão dos anos, a narrativa do bom velhinho ganha ares míticos, típicos de Tolkien.

Os fãs de mistério também são acolhidos no Natal. Agatha Christie não deixou seus personagens vivos nem mesmo na época mais esperançosa do ano. Em O Natal de Poirot, o detetive se voluntaria para investigar o assassinato de um patriarca pouco querido no seio familiar.

Estas obras têm potencial para embalar o mês de dezembro tanto quanto as canções de Mariah Carey. Entretanto, sinto falta de uma representação natalina que mais se aproxime à realidade que eu conheço. Não há neve fora de casa; pelo contrário, o meu Natal acontece em um calor escaldante. Para não dizer que desconheço qualquer texto ficcional que abrace o Natal brasileiro, ainda na escola, li Natal na Barca. O conto de Lygia Fagundes Telles também extrai magia do cotidiano, mas não com a roupagem natalina tradicional. Se presentes para adultos também coubessem no trenó do Papai Noel, definitivamente, eu pediria uma biblioteca.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas