João Pessoa, 17 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mais antigo

Polo Uniesp de Campina já formou milhares de alunos

Comentários: 0
publicado em 17/12/2021 às 08h33
atualizado em 17/12/2021 às 06h57

Kubitschek Pinheiro/MaisPB

O polo Uniesp de Campina Grande tem sua longevidade. Já existia em Campina, a Unavida – Universidade Aberta Vida, também do Grupo Colaço Martins, que foi criada com um intuito de prestar serviços educacionais de modo autônomo e compartilhado com instituições nacionais, com órgãos públicos e privados, em todos os níveis de ensino e aprendizado.

Quem está no comando desde o inicio é a professora Anna Mitchielle Fernandes de Figueiredo, que tem Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas com desenvolvimento de pesquisas na EMBRAPA/CNPA. Ela é Doutora em Recursos Naturais UFCG/CNPq, editora Chefe da Revista SCIRE – ISSN 2317-661X e Gerente Institucional do UNIESP em Campina Grande.

Atualmente, o UNIESP – Polo Campina Grande oferece uma gama de cursos incluindo as modalidades Semipresencial com aulas aos sábados e Ensino à Distância, entre as áreas de Saúde, Ciências Humanas, Educação, Tecnologia e Gestão. À saber: Educação Física – Licenciatura e Bacharelado; Engenharia de Produção; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas de Informação; Gestão de TI; Produção de Multimídia; Marketing; Serviço Social; Gestão Ambiental; Gestão de Qualidade; Gestão Hospitalar; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Logística; Processos Gerenciais; Gestão de Recursos Humanos; Licenciaturas em Pedagogia e Letras; e Negócios Imobiliários.

O Centro Universitário UNIESP, Polo Campina Grande, encontra-se localizado na Rua Sebastião Vieira da Silva, n°282 no bairro do Catolé. O prédio Administrativo conta com recepção, setor financeiro, setor acadêmico, sala de reuniões, biblioteca, laboratório de microbiologia, laboratório de informática e sala de tutoria, além da sala da gerência.

O MaisPB conversou com Anna Mitchielle Fernandes de Figueiredo, que nos conta toda história desde da Unavida e o processo de expansão do Uniesp, na Serra da Borborema. Confira a entrevista.

MaisPB – Quando e como o UNIESP entrou em sua vida?

Anna Mitchielle – Minha história com esse grupo institucional iniciou há 16 anos, ainda com a UNAVIDA. E com o tempo, a qualidade e excelência do UNIESP sempre me chamaram a atenção. Nesse contexto, compartilho duas verdades incontestes: a primeira diz respeito à exigência do mercado de trabalho em estarmos sempre atualizados. E comungando desse entendimento, a vocação genuína que o campinense possui no desenvolvimento e habilidades para absorver empreendimentos acadêmicos arrojados, uma vez que reúne várias instituições educacionais destacando inclusive nas áreas de conhecimento e tecnologia. Face a essas considerações, unimos forças para presentear nossa cidade com um Polo do UNIESP, uma instituição de referência em nosso Estado, considerado como um dos maiores Centros Universitários do Nordeste.

MaisPB – O projeto inicial era o UNAVIDA. Vamos falar um pouco desse tempo?

Anna Mitchielle – A Universidade Aberta Vida – UNAVIDA foi criada com o objetivo de promoção de serviços educacionais de modo autônomo ou compartilhado com instituições nacionais, com órgãos públicos ou privados, em todos os níveis de ensino. Com o debate sobre a necessidade de qualificação de professores com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada, a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA sediada na cidade de Sobral – CE, desenvolveu o Programa de Formação de Professores.

A partir da parceria UVA/UNAVIDA, a Paraíba seguiu o ideário dos educadores cearenses, o qual teve como cunho principal a oferta de oportunidades para qualificação exigida no sentido de qualificação adequada para inclusão social pela Educação. Tudo em observância a LDB, uma vez que até então, o nosso Estado registrava um número de aproximadamente 25 (vinte cinco) mil professores sem as respectivas qualificações. Este Programa instituído em fins de 1999, atuando em 59 cidades da Paraíba, permitindo assim que nas últimas duas décadas atingíssemos resultados de qualidade expressivos onde foi possível certificarmos cerca de 35 mil profissionais com o ensino superior.

Importa ainda destacar, portanto, como cursos de Licenciaturas oferecidas: Pedagogia, Biologia, História, Geografia, Matemática, Inglês e Português, os quais foram devidamente reconhecidos e autorizados pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará (CEC) e, na Paraíba, receberam a anuência para seu funcionamento por parte de Conselho de Educação do Etado da Paraíba (CEE/PB) – Parecer/CEE/PB N°311, de 25/11/1999.

MaisPB – Como era formado o projeto?

Anna Mitchielle – Com uma equipe indiscutivelmente merecedora do apreço de toda comunidade paraibana.  Sinto-me honrada em ter feito parte deste projeto, o qual contou com uma equipe coesa e alinhada diante dos desafios enfrentados. E por tudo isso compartilho meus sinceros agradecimentos a toda nossa equipe, destacando os educadores de renome como, os professores José Teodoro Soares e Antônio Colaço Martins, e na Paraíba, os professores Maria Cacilda Marques Souza Rêgo, Modesto Siebra Coelho, Antônio de Souza Sobrinho, Rui Gomes Dantas, Tereza Donato, José Jackson Carvalho, Fabrícia Montenegro e Alba Gean Lacerda Palmeira.

MaisPB – Quais os cursos oferecidos pelo Polo de Campina Grande?

Anna Mitchielle – O Polo Campina Grande oferece cursos incluindo as modalidades Semipresencial com aulas aos sábados e Ensino à Distância, entre as áreas de Saúde, Ciências Humanas, Educação, Tecnologia e Gestão. À saber: Educação Física – Licenciatura e Bacharelado; Engenharia de Produção; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas de Informação; Gestão de TI; Produção de Multimídia; Marketing; Serviço Social; Gestão Ambiental; Gestão de Qualidade; Gestão Hospitalar; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Logística; Processos Gerenciais; Gestão de Recursos Humanos; Licenciaturas em Pedagogia e Letras; e Negócios Imobiliários.

MaisPB – Além de comandar o núcleo Uniesp de CG, você também ministra aulas?

Anna Mitchielle – Costumo dizer que minha trajetória profissional se deu em dois momentos importantes. De uma vivência acadêmica voltada para pesquisas desenvolvidas nos cursos de Graduação e Pós-Graduações, em parceria com EMBRAPA, PROSAB, CNPq e universidades como UFPB, UEPB e UFCG. E uma outra fase dessa trajetória, voltada para educação superior, inicialmente na qualidade de professora e depois como gestora dos cursos nos Polos de Campina Grande, Monteiro, Umbuzeiro, Orobó, Areia, Juazeirinho, Picuí, Nova Floresta e Alagoa Nova.

No momento, assumo a gerência do Polo do UNIESP em Campina, me dedicando às questões administrativas do núcleo Campina Grande-PB, atendendo também às demandas das turmas das cidades de Monteiro – PB e Orobó – PE.

MaisPB – Qual o conceito do polo de Campina Grande diante do MEC?

Anna Mitchielle – Todos os nossos cursos passaram pela avaliação e validação pelo MEC, recebendo altas notas que traduzem o nosso compromisso com a educação de qualidade, demonstrando a preparação profissional que nos propomos em nossos cursos.

MaisPB – Como funcionam as aulas, apenas em EAD?

Anna Mitchielle – Temos cursos no formato exclusivo EaD, mas também no formato semipresencial com aulas presenciais aos sábados.

MaisPB – Os alunos interagem com a matriz de João Pessoa?

Anna Mitchielle – Há alguns eventos integradores de todos os polos que integram o Centro Universitário UNIESP, como por exemplo, o INOVA UNIESP, que permite a participação e interação de alunos e professores de todos os polos, na produção e partilha de conhecimentos.

MaisPB – Como você avalia o trabalho da reitora Erika Marques no comando geral do Uniesp?

Anna Mitchielle – A reitora Érika Marques vem não somente dando continuidade ao trabalho de excelência outrora realizado, mas consolidando o nome do Centro Universitário UNIESP como referência em excelência na formação ampla e complexa de profissionais e de pesquisadores nas mais diversas áreas, elevando a nível superior em nosso Estado, de uma forma autêntica, autônoma e transformadora.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas