João Pessoa, 09 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Construída em apenas três meses em meio, a Subestação Aeroclube, em Campina Grande, foi energizada no último dia 30, beneficiando consumidores industriais como as unidades I e II da Alpargatas, Arbane e o Aeroporto. A alimentação da SE Aeroclube se dá através de uma linha de transmissão de três quilômetros que faz a ligação com a subestação Catolé, também em Campina Grande.
A subestação conta com um transformador de força em 10/12,5MVA, com possibilidade de expansão futura, além de setor de 13,8kV com barramento principal e de transferência composto de três alimentadores, também com possibilidade de expansão.
A automação da SE Aeroclube foi realizada dentro dos parâmetros definidos para subestações inteligentes, com suporte de monitoramento remoto e redundância de comunicação garantida com a instalação de uma torre de telecomunicações. Esse é um investimento que significa um importante aumento de capacidade de atendimento na região de Campina Grande.
“A construção da Subestação Aeroclube apresenta dois aspectos muito importantes, sendo o primeiro deles a concretização de um compromisso assumido e cumprido pelo Grupo Energisa junto a seus clientes, ou seja, investir em melhoria contínua no atendimento a seus serviços e o outro a constatação do alto grau de integração alcançado entre as diversas áreas da Energisa Paraíba, onde Operação, Manutenção, Construção da Distribuição, Automação, Telecomunicação e Obras Civis, sob coordenação do Departamento de Construção da Transmissão funcionaram como uma perfeita engrenagem, onde cada uma deu a sua contribuição.”, afirmou Júlio Ragone, diretor corporativo de Engenharia e Construção.
Assessoria de Comunicação
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/05/2025