João Pessoa, 24 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
35 anos de atividade

CRA-PB realiza sessão especial nesta quinta-feira

Comentários: 0
publicado em 24/11/2021 às 11h29
atualizado em 24/11/2021 às 11h11

Para celebrar os 35 anos de atividades na promoção e defesa dos administradores profissionais no estado da Paraíba, o Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB) realiza nesta quinta-feira (25), às 17h, uma sessão especial dirigida por seu atual presidente, administrador César Emanoel Barbosa de Lima.

A sessão especial será realizada na sede do CRA-PB, instalada na avenida Piauí, 741 – Bairro dos Estados, na capital. Em seguida à sessão especial haverá saudações de praxe e homenagens durante coquetel de confraternização.

Professor César, como é mais conhecido em razão de integrar o corpo docente da UFPB, recentemente sucedeu na presidência do CRA-PB ao administrador Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa.

História

A profissão de administrador, no Brasil, foi oficialmente reconhecida em 1965, através da Lei nº 4.769, de 9 de setembro daquele ano. E com este reconhecimento profissional a mesma lei instituiu o Conselho Federal de Administração (CFA), com sede em Brasília, e os Conselhos Regionais de Administração (CRAs), estes – como o próprio nome indica – sediados nas diversas regiões do país, constituindo, portanto, o sistema responsável pela promoção e defesa dos Administradores no Brasil.

De 1965 até 1986, os administradores paraibanos dependiam do Conselho Regional de Administração especificado como da 4ª Região, cuja sede era a cidade do Recife (PE). Mas, exatamente em 21 de novembro de 1986, graças ao empenho e a necessária articulação levados a efeito por alguns administradores paraibanos a exemplo de Lúcio Mariano Albuquerque Melo, Wallace Mendes de Carvalho, José Silva Perruci e Maria Solânea Cavalcanti de Menezes, os profissionais da Paraíba passaram a contar com o CRA específico para este estado, o CRA-PB, isto por Resolução Normativa do CFA.

Foram esses quatro nomes, antes citados, designados pelo CFA para, sob a presidência do primeiro (Lúcio Mariano), formarem a Comissão Executiva do novo órgão até que as eleições oficiais fossem realizadas. E quando logo em seguida ocorreram, foi eleito o administrador Lúcio Mariano Albuquerque Melo (foto), constituindo-se, portanto, em 1º presidente do CRA-PB (mandato até dezembro).

Além dos presidentes do CRA-PB (Lúcio Mariano Albuquerque Melo, César Emanoel Barbosa de Lima e Geraldo Indrusiak da Rosa) o órgão já teve em sua presidência outros 12 administradores: Wallace Mendes de Carvalho, Mário Tourinho, Anchieta Bernardino, Rosemildo Jacinto de Oliveira, Vanildo Guedes Pessoa Filho, Almir José de Carvalho, Francisco de Assis Marques, Marco Antonio Melo de Oliveira, Clerton Azevedo Franca, Moisés Marques da Silva, Ednaldo Flor da Silva e Yêda Silveira Martins Lacerda. Significa que ao longo destes 35 anos de atividades contou com 15 presidentes.

MaisPB

Leia Também