João Pessoa, 23 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MAISTV

“NE não é problema, é solução”, diz Dória na PB

Comentários: 0
publicado em 23/10/2021 às 12h05
atualizado em 24/10/2021 às 05h53
Doria durante coletiva de imprensa em João Pessoa (Foto: Wallison Bezerra/MaisPB)

Em evento realizado na manhã deste sábado (23), em João Pessoa, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), defendeu a criação de um programa nacional de compartilhamento de energia limpa produzida no Nordeste. Ele considerou que a região não representa um problema para o país, mas solução.

“Eu não quero um Nordeste dependente (do governo federal), não quero uma Paraíba dependente do governo federal”, afirmou. Dória frisou que é necessário respeitar as vocações naturais do Nordeste para geração de energia limpa, ampliando as energias eólica e solar.

“Por que não ter um programa nacional voltado ao compartilhamento e a venda dessa energia para os estados do Sul e do Sudeste que tem um consumo maior de energia?”, sugeriu Dória.

O tucano ainda fez críticas à gestão de Bolsonaro à frente do governo federal. “Quero que o governo federal cumpra o seu papel federativo, que não cumpre nesse governo, diga-se de passagem. Esse é um governo que emparedou os governadores, não cumpre o pacto federativo, não destina recursos para a saúde, para a educação, para habitação social, para programas de proteção social, muito menos o meio ambiente”, pontuou.

Ele ressaltou que Bolsonaro hostiliza governadores que fazem críticas ao Planalto Central. “Isso é romper o pacto federativo. Eu como governador atendo prefeitos de pequenas, médias e grandes cidades, de partidos que nos fazem oposição. Gestão não é eleição. Você governa para todos: para os que lhe elegeram e para os que não lhe elegeram”, disse.

Elogios ao governador João Azevêdo

Mesmo tendo ao seu lado os membros da oposição na Paraíba, João Dória fez elogios ao governador João Azevêdo, o avaliando como solidário.

“Fazendo um análise como colega, governador, no âmbito do fórum, eu não faço críticas a ele. No âmbito do fórum dos governadores ele tem tido uma postura solidária e correta com os demais governadores. Por tanto, eu exalto esse aspecto de que ele é solidário às iniciativas que majoritariamente são aprovadas no fórum, ele endossa essas medidas”, explicou.

Dória, no entanto, preferiu não fazer avaliações sobre possíveis candidaturas locais na eleição de 2022.

MaisPB

Leia Também