João Pessoa, 20 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
A professora Erika Marques, Reitora do Centro Universitário Uniesp, é doutora em Psicologia Social - UFPB, Mestre em Desenvolvimento Humano - UFPB, tem MBA em Gestão Universitária pela Georgetown College e é especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação à Distância pela UFF. @profaerikamarques
Tudo passa, tudo sempre passará...

Tudo passa, tudo sempre passará…

Comentários: 0
publicado em 20/08/2021 às 14h01
atualizado em 20/08/2021 às 11h02

Nada do que foi será do mesmo jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará, nos avisa a canção de Lulu Santos. Os segundos passam, e a cada instante nada é o mesmo. Assim é a vida, que trás consigo as suas surpresas e seus acontecimentos diários.

O amanhã passa a ser ontem na velocidade da luz, e se não tomarmos as rédeas dessa viagem chamada vida, nesse modo futuro veremos que perdemos tempo em nosso passado, e que na realidade o tempo do tempo é o agora.

É como se a cada dia um novo jogo recomeçasse, daqueles em que se muda de fase, mas sempre recomeça, e isso é extremamente necessário. Em todas as relações, deve-se ter o esforço do conhecer e reconhecer todos os dias, e principalmente o exercício da disposição, sim a palavra mágica é disposição e disponibilidade para com o outro, e principalmente consigo mesmo.

Muitas vezes nos encaixamos nas asas do costumeiro conhecido, das trilhas seguras e certas, na acomodação do que incomoda, sendo bem menos trabalhoso desviar do buraco que tentar consertá-lo. E assim muitos seguem, achando que o jogo está finalizado ou até mesmo ganho, e sem saber perdem muitas vezes aquilo que nem chegaram a ter.

Viver requer esforço, e não estou falando de vidas incríveis ou emocionantes, falo de vidas normais, vidas de quem deseja viver e ser feliz, mas também não estou falando de felicidade plena de redes sociais, me refiro à felicidade genuína, aquela que vem de dentro. O esforço diário primeiramente exige um compromisso com você mesmo, pessoa que deve ser tratada com prioridade, pois estando bem, naturalmente isso impactará nos demais à sua volta.

Nada é estático e o mundo é eternamente dinâmico, se essa frase é óbvia, a pandemia veio mostrar isso da forma mais dura para quem pensava diferente. Hoje sabemos que temos que nos esforçar simplesmente para ficarmos no mesmo lugar, e sim, o esforço não deve vir apenas para conquistas ou atos de desenvolvimento pessoal ou profissional, ele deve vir também para manutenção em todas as esferas da nossa vida.

Se você tem um bom trabalho e gosta do que faz, se não se esforçar para conhecer mais e conquistar o seu (mesmo) espaço a cada dia, um dia virá alguém que fará melhor que você ou simplesmente você não será mais necessário, e por não cuidar, o seu espaço não será mais seu. Da mesma forma os relacionamentos, principalmente os tidos como estáveis ou permanentes, que não são tão olhados como as novas conquistas e assim, pouco a pouco vão se perdendo porque não foram reconquistados e perderam a disponibilidade do esforço mútuo.

A vida é feita de escolhas, e obviamente o esforço ou disponibilidade em atuar e viver o agora não deve ser entendido como uma regra, afinal você pode sentar e esperar a vida passar, como um trem passando por suas estações.

Mas entendendo que a vida passa (voando) e que o nosso primeiro compromisso deve ser a busca (esforçada e disponível) da nossa felicidade, respeitando com toda admiração o nosso poeta Zeca Pagodinho que cantarola “deixa a vida me levar”, se deixar levar, pode nos levar a qualquer canto e lugar, e não para o que realmente queremos.

Nada é permanente e tudo pode mudar, isso é forte para quem pode lutar pelo seu destino, se atrevendo a recomeçar seu jogo e suas fases a todo o momento, a quem se reinventa, enfrenta e vai. Respeito quem se deixa levar pela vida, mas ela é tão curta e tão incrível, que prefiro lutar por ela, e você?

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas