João Pessoa, 19 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INUSITADO

Professora propõe que cemitério de Ponta Grossa se torne ponto turístico

Comentários: 0
publicado em 19/09/2012 ás 09h42

Passear por um cemitério pode parecer um programa um tanto triste para alguns. Mas para a professora de História e Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais, Márcia Droppa, a proposta é cultural.

Droppa acredita que o cemitério São José, no Centro de Ponta Grossa, tem potencial para virar mais um ponto turístico da cidade. “Cemitério você entra olhando para baixo, mas experimente entrar no Cemitério São Jose olhando para cima. Vocês vão se encantar com os detalhes arquitetônicos, com as imagens, com as esculturas, com a composição social que nós temos no cemitério. A ala mais histórica, a ala mais abastada, a periferia do cemitério próximo dos muros. Então essa diversidade cultural que deve ser observada no cemitério e olhando para todos os detalhes”, explicou a professora.

A ideia já se tornou tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma acadêmica que catalogou cada túmulo e quais são os atrativos em cada um deles. Pelo menos 70 jazigos têm características que merecem ser admiradas, segundo o trabalho.

São obras que estão em um ‘museu’ a céu aberto, com entrada gratuita, para quem quiser ver. Há mausoléus antigos com jardins, imagens que representam as diferentes formas de se encarar a morte, da melancolia à liberdade, e esculturas inesperadas para um cemitério.

Contudo, a proposta de passeio é ainda apenas uma sugestão de turismo na cidade. “Para o turismo de cemitério tem que ter toda aquela parte da segurança, do planejamento, do envolvimento do poder público municipal para garantir que de fato o turista possa circular e o interesse de quem queira assumir de fazer a parte do roteiro do turismo cemiterial”, concluiu a professora.


G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x