João Pessoa, 13 de julho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
enem

UFPB aplicará bônus na nota de paraibanos

Comentários: 0
publicado em 13/07/2021 às 09h09
atualizado em 13/07/2021 às 07h29

A Universidade Federal da Paraíba analisa a proposta de aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no Estado.

O objetivo da medida é reduzir as desigualdades regionais e democratizar as universidades públicas. O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

“Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.

O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.

A proposta de aplicação da bonificação surgiu a partir de requerimento apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino. Ele sugeriu  uma bonificação de ao menos 10% na nota do Enem.

O reitor considerou que a aplicação da bonificação é um pedido urgente, para que as instituições se tornem “mais paraibanas”, e permitam o crescimento do Estado.

Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.

MaisPB

Leia Também