João Pessoa, 15 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MEDICINA

Livro a ser lançado nesta terça conta história da anestesia na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 15/10/2012 às 11h22

Será lançado nesta terça-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), em João Pessoa, o livro ‘História da Anestesiologia da Paraíba’.
 

A cerimonia está programada para acontecer a partir das 20h sendo sucedida por um coquetel onde os autores, Gualter Ramalho, João Bezerra Junior e Walter Falcão farão a distribuição gratuita de um exemplar autografado para os presentes.
 

A obra surgiu em comemoração aos 40 anos de fundação da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Paraíba, que acabou incentivando os autores à conclusão e publicação do livro.
 

O autores do livro, reconhecendo as inúmeras dificuldades que cercam qualquer obra de caráter documental e fotográfico, agradecem aos colaboradores e esperam que novas contribuições sejam enviadas para as edições futuras.

Lançamento do livro "A História da Anestesiologia na Paraíba"

A anestesia, como conhecemos hoje, é uma aquisição recente na história da humanidade. A anestesia com éter foi introduzida nos EUA em 1846, e com clorofórmio, no Reino Unido, em 1847. A inalação dos vapores desses compostos não apenas colocava as pessoas para “dormir”, tornando-as insensíveis à dor, mas seu uso significava que os pacientes se “tornaram inconscientes à tortura”. Gelo ou neve para congelar a região a ser operada, embriagar o paciente, hipnose foram outros recursos usados para aliviar a dor no passado. Quando de nada adiantavam, as cirurgias eram realizadas a frio, com os doentes imobilizados à força.

Esse panorama mudou, e mudou muito. Hoje, a anestesia é um procedimento médico de altíssima segurança que promove analgesia completa enquanto o paciente é operado .

Essa grande invenção na história da medicina não só beneficiou os pacientes, como também tornou mais fácil a vida dos cirurgiões, que não tinham mais que lidar com pacientes desesperados contorcendo-se de dor na mesa de cirurgia durante uma amputação, ou com uma fuga precipitada.

A Anestesiologia na Paraíba, com história de 62 anos, está consolidada na grande maioria dos municípios do Estado onde trabalham cerca de 200 profissionais. O fato de não existir nenhum registro fundamentado sobre o assunto, motivou -nos a elaborar esta obra que discorre sobre aspectos relevantes da nossa especialidade, quais sejam: modelo coletivo de trabalho, forte vocação para defesa profissional, intensa vida associativa e social, marcante presença da especialidade nos órgãos representativos da clase médica, referência em organização e atitude de vanguarda, entre outras fundamentais características que fazem da Anestesiologia na Paraíba, a exempio do país, uma especialidade modelo para as demais nos mais variados aspectos.

O registro detalhado de fatos relevantes da Anestesiologia na Paraíba, acessível às diversas gerações, enaltece o papel dos pioneiros, expõe as dificuldades do percurso vencido, ao tempo em que clama pela responsabilidade das futuras gerações na valorização desse legado.

MaisPB

com assessoria

Leia Também