João Pessoa, 11 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
imunização da covid

Anvisa pede suspensão de AstraZeneca em grávidas

Comentários: 0
publicado em 11/05/2021 às 08h02
atualizado em 11/05/2021 às 08h39
Foto: Ministério da Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta segunda-feira (10), a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. O pedido foi tornado público após o caso de uma grávida que morreu no Rio de Janeiro depois de ter sido imunizada com a vacina.

Entretanto, de acordo com a Anvisa, a orientação de suspensão é “resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”. O pedido é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

“O uso ‘off label’ de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, informou a Anvisa em nota.

O Ministério da Saúde disse que está analisando o pedido. Em nota enviada à coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, “o Ministério da Saúde informa que foi notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e investiga o caso. Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19. Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”.

MaisPB

Leia Também