João Pessoa, 19 de outubro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou a Centurion Cargo em R$ 2,8 milhões, após um cargueiro da empresa fechar a única pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), durante 45h, entre a noite de sábado (13) e a tarde de segunda-feira (15). Em nota oficial, foi informado que a punição será aplicada devido aos "transtornos causados aos passageiros e à malha aérea no período da interdição".
Além da multa da agência, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Advocacia Geral da União (AGU) informaram, na noite desta sexta-feira (19), que preparam uma ação indenizatória contra a companhia aérea internacional. Segundo estimativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), os prejuízos materiais decorrentes da interdição do aeroporto chegam a R$ 3 milhões. Os valores referentes a danos morais estão em avaliação.
Governo revisará procedimentos
Sobre a demora para reabertura da pista de Viracopos, a SAC informou, por meio de nota, que as "autoridades aeronáuticas brasileiras priorizam a segurança das pessoas, independentemente de interesses econômicos". Segundo a secretaria, o governo revisará os procedimentos e as normas operacionais do setor.
Segundo a Anac, a multa é um dos resultados do procedimento administrativo aberto em 15 de outubro. A investigação foi aberta para apurar o cumprimento do plano de emergência pela Centurion Cargo e pela Infraero. A empresa ainda poderá sofrer suspensão de autorizações de voo, segundo a agência.
O diretor da Centurion Cargo no Brasil, Vanderlei Morelli, disse que desconhecia a informação até as 19h25 desta sexta-feira (19) e, por enquanto, não comentará o assunto.
G1
SEGURANÇA - 11/09/2025