João Pessoa, 27 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Os gatos

Comentários: 0
publicado em 27/04/2021 às 08h27
atualizado em 27/04/2021 às 18h27

Entre meus livros reencontrei “O Gato Visitador”, não um gato qualquer, mas o gato que acompanha o poeta português, Carlos Alberto Machado. Um gato atrevido, de ideias formadas e, ao mesmo tempo, submisso ao poeta. Uma bela performance.

A escritora Roseana Kligerman Murray disse que “gatos são poemas ambulantes”. Por não entender muito de gatos, não percebi, o significado da frase, mas ao ler os poemas de Machado, tive uma visão do que ela podia representar. Gatos são bichos de personalidade.

É compreensível que algumas pessoas, milhares, não gostem de gatos, nem de cachorros, muito embora adoram um filé ao molho madeira. Dizem que ter um gato em casa, faz com que os ratos não se aproximem, mas os “ratos” estão em toda parte.

A semana passada o apresentar Ratinho, disse que a jornalista Rachel Sheherazade Barbosa, vivia na escuridão na Paraíba, quando foi vista pelo Silvio Santos etc. Ela ainda é uma gata, ele um ogro.

O gato quando chega, ele nos coloca frente a frente com fisionomias antigas que também nos servem de pretexto para escrever, feito eu que não gosto de estar sentado numa poltrona num dia de domingo.

Aqui em casa moram Dudé (foto) e Tica.

Até lembro de um gato bonito que subira numa árvore na cidade de Buenos Aires e não conseguia descer, até que a filha de Drummond, Julieta, deu um jeito e o levou para sua casa. Julieta tem livro todo dedicado aos gatos.

Nem sempre as pessoas são ternas e amorosas. Nem sempre os pensamentos são solidários e nem sempre os desejos se transformam em realidade. Gatos trazem alegrias? Gatos são gatos, as alegrias e tristezas são nossas, embora eles sintam quando estamos down.

Joria Guerreiro e Walter Galvão têm gatos em casa, a filha Clarice ganhou um e deu o nome de Chocolate. Angela Bezerra tem um gato amarelo chamado Leoãozinho.

Aprendi a gostar dos bichos com minha mulher. Quando se mudou para viver comigo, trouxe sua gata siamesa Mia, que morreu meses depois, com saudades do Jardim das Acácias. Acontece.

Já tinha decidido abandonar esse tema retórico, de falar de coisas que não interessam aos leitores. Ou ainda precisamos lembrar que estamos em pandemia? (Mas como abandonar a poesia que vem dos gatos, se a poesia está na alma de quem escreve.

Ferreira Gullar tinha seus gatos e escrevia sobre eles na Folha de São Paulo.

Edgar Allan Poe escreveu “O gato preto”, considerado um dos contos mais admirados na literatura universal.

T. S Elliot escreveu um livro inteiro sobre gatos.

Hemingway escreveu uma carta para seu amigo Giangranco Ivancich, e termina com a frase: “Um gato tem honestidade … Um gato tem honestidade emocional absoluta”

Guimarães Rosa admitia que adorava conversar com seus dois gatos persas.

Sim, os poetas amaram ainda mais os gatos. Bocage e Charles Baudelaire,
Cortázar, Garcia Marquez, Mia Couto escreveram sobre seus gatos.

É isso, os grandes autores escreveram para gente não tão grande assim. Enquanto isso, treze gatos foram mortos numa rua de Campina Grande, no bairro Santa Cruz, neste mês de abril. Coisas do homem.

Digo agora como o poeta Neruda: para nascer nasci.

Kapetadas
1 – Não é chato quando você está vendo o Oscar e vem alguém e te acorda?
2 – O homem é mesmo o único animal que rir
3 – Som na caixa: “Nós, gatos, já nascemos pobres/Porém, já nascemos livres”, Chico Buarque

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas